Terça-feira, 14 de outubro de 2025
Por Redação do Jornal O Sul | 13 de outubro de 2025
Porto Alegre agora passa a contar agora com um Centro Regionalizado de Atenção Integral e Prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis, ao HIV/Aids e Coinfecções (Craip). Inaugurado nesta segunda-feira (13) pela prefeitura, o serviço funciona na avenida João Pessoa, 1327, bairro Farroupilha, onde ficava o Ambulatório de Dermatologia Sanitária.
O Craip é um serviço do Sistema Único de Saúde (SUS) que existe também em outros municípios do Rio Grande do Sul e oferece atenção especializada para ISTs, incluindo HIV/Aids, hepatites virais e outras infecções, com foco em prevenção, diagnóstico e tratamento.
Esses centros atuam como referência regional, ampliando o acesso a cuidados e aconselhamento, incluindo testagem, tratamento e medicamentos, além de oferecer as profilaxias Pós-Exposição (PEP) e Pré-Exposição (PrEP).
No local, funciona ainda um Centro de Referência em Tuberculose, uma unidade dispensadora de medicamentos e um Centro de Testagem e Aconselhamento. O Craip fica situado no segundo andar e atenderá o público das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira, por demanda espontânea. São 23 profissionais nas áreas de enfermagem, psicologia e medicina.
O secretário municipal de Saúde, Fernando Ritter, destacou a importância de todos os trabalhadores que viabilizaram a instalação do serviço.
“Acreditamos que este é um ponto de referência histórico do Estado do Rio Grande do Sul para cuidar de pessoas que vivem com HIV/Aids, por isso, foi fundamental trazer o Craip para cá. Temos certeza de que as novas equipes farão um grande trabalho e que o serviço vai integrar ainda mais a rede de assistência para receber os pacientes”, afirmou.
A secretária estadual adjunta da Saúde, Ana Costa, ressaltou investimento do Estado no valor de R$ 26 milhões na área dos centros regionalizados, que atualmente chegam a 24 municípios. “Não se faz saúde nesta área se não estivermos unidos, esta construção resulta de maturidade técnica. Que as pessoas possam se sentir acolhidas, cuidadas e organizadas dentro da rede que envolve atenção primária, especializada e hospitais de forma articulada”, disse.
Com a nova estrutura, a Coordenação de Atenção às ISTs, HIV/Aids, Tuberculose e Hepatites Virais (Caist) da Secretaria de Saúde terá nove serviços em Porto Alegre.
– Um Centro Regionalizado de Atenção Integral e Prevenção às ISTs – Craip (avenida João Pessoa, 1327, 2º andar)
– Quatro Serviços de Atendimento Especializado (SAE):
SAE Santa Marta (rua Capitão Montanha, 27, andar);
SAE Vila dos Comerciários (rua Moab Caldas, 400, área 11);
SAE IAPI (rua Três de Abril, 90, área 12);
SAE Murialdo (av. Bento Gonçalves, 3722, 2º andar, sala 15).
– Quatro Centros de Referência em Tuberculose (CRTB):
CRTB Centro (avenida João Pessoa, 1327);
CRTB Vila dos Comerciários (rua Moab Caldas, 400, área 11);
CRTB Bom Jesus (rua São Felipe, rampa de acesso, ao lado do CEO Bom Jesus);
CRTB Navegantes (avenida Presidente Franklin Roosevelt, 5).