Domingo, 05 de outubro de 2025
Por Redação do Jornal O Sul | 4 de outubro de 2025
Tradicionais “bandinhas” alemãs, trajes típicos, gastronomia de qualidade e muito chope: é o que promete a prefeitura com primeira Oktoberfest oficial de Porto Alegre, das 13h às 22h deste domingo (5). O local escolhido é o trecho da rua Sete de Setembro atrás da Casa de Cultura Mario Quintana, no Centro Histórico. Mesmo com previsão de chuvas intensas ao longo do dia, o evento está mantido.
A entrada é gratuita e a festa tem expectativa de aproximadamente 20 mil participantes. Serão mais de 100 torneiras de chope, abastecidas por mais de 20 cervejarias – a maioria sediadas na própria cidade. Outro ponto-alto deve ser uma praça de alimentação a cargo de bares e restaurantes locais.
“A estreia oficial insere Porto Alegre no circuito das Oktoberfests do Rio Grande do Sul, entrando também para o calendário de eventos da cidade”, ressalta a administração municipal, copatrocinadora da festa junto com o governo do Estado e a empresa Salva Beer. Ja a lista de apoiadores inclui AGM e Rede Craft.
A organização, por sua vez, está a cargo dos escritórios criativos POA Centro e Quarto POA, com foco na tradição e diversidade cultural. A 1ª Oktoberfest de Porto Alegre também está inserida no âmbito do programa “Centro+”, da prefeitura.
“Quem dá vida ao espaço urbano são as pessoas”, ressalta o titular da Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão (SMPG), Cezar Schirmer. “Por isso, estamos investindo cada vez mais em eventos que transformem o Centro Histórico e mostrem as mudanças pelas quais o território tem passado.”
Origens
A Oktoberfest é uma festa popular que remonta a mais de 200 anos, na cidade de Munique, no Estado alemão da Baviera – onde o evento é também conhecido como “Wiesn”. Foi criada pelo rei bávaro Luís I para celebrar o seu casamento, em 1810. O evento acabou difundido pelo mundo, por influência de imigrantes germânicos, contando com edições já consagradas no Brasil – é o caso do eventos anuais de Blumenau (SC) e Santa Cruz do Sul (RS).
Informações extraoficiais indicam, porém, que o primeiro festival no País teve como local Porto Alegre, em 8 de outubro de 1911, por iniciativa de Fernando Schlatter e um grupo de amigos, membros da Sociedade Die Haberer, em parceria com a Sociedade Ginástica Turner-Bund (posteriormente denominada Sogipa).
Hoje pode-se dizer que a edição mais imponente da “Festa de Outubro” no Brasil é a de Blumenau, realizada desde 1984. Atraindo turistas de dentro e fora do País é considerada a maior festa alemã das Américas e a segunda maior do mundo – fica atrás somente da “matriz”, de Munique. Chega a durar quase 20 dias. Em quatro décadas de realização, já recebeu mais de 25 milhões de visitantes.
(Marcello Campos)