Terça-feira, 09 de dezembro de 2025
Por Redação do Jornal O Sul | 8 de dezembro de 2025
A realização de serviços de manutenção e limpeza dos dutos de ar-condicionado causará restrições temporárias ao funcionanento da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal e do Centro Obstétrico de dois hospitais de Porto Alegre: o Clínicas e o Fêmina. De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), os procedimentos são necessários para assegurar um ambiente mais seguro e saudável a funcionários e pacientes.
No Fêmina (avenida Mostardeiro), a medida tem adoção prevista a partir desta sexta-feira (12) e prosseguirá até o dia 18, totalizando uma semana. Já no Clínicas (rua Ramiro Barcelos), a restrição está programada para o período de 5 a 29 de janeiro.
Ambas instituições de saúde atuarão com capacidade reduzida desde o primeiro minuto do dia de início até o último minuto do dia de encerramento da medida. Durante os períodos de restrição, a rede de urgência e emergência do município estará mobilizada para apoiar eventuais transferências, acolher casos encaminhados pelo Samu e absorver aumentos de demanda.
Logística
As medidas foram alinhadas com as Secretarias Municipal e Estadual de Saúde, que organizaram um plano de contingência em conjunto com a rede hospitalar para garantir a continuidade do atendimento. Tal estratégia leva em conta a importância dos serviços prestados à população da capital gaúcha e até mesmo de outras cidades da Região Metropolitana.
Outros detalhes devem ser divulgados em breve, no portal prefeitura.poa.br e também nos sites de cada hospital: ghc.com.br (do Grupo Hospitalar Conceição, ao qual o Fêmina é vinculado) e hcpa.edu.br.
(Marcello Campos)