Sexta-feira, 09 de maio de 2025

Cercamento eletrônico: doação permite que Porto Alegre substitua equipamentos danificados pelas enchentes

Nessa quinta-feira (8), a prefeitura de Porto Alegre recebeu 42 câmeras para o sistema de cercamento eletrônico, uma das estratégias de combate ao furto e roubo de veículos. O lote tem por finalidade substituir equipamentos danificados pela enchente de maio do ano passado. A entrega oficial foi realizada no Centro Integrado de Coordenação de Serviços da Cidade (Ceic).

As novas câmeras e a manutenção dos pontos afetados foram bancadas pelo Instituto Cultural Floresta, a um custo de quase R$ 600 mil. Com isso, retoma-se de forma plena esse tipo de monitoramento na capital gaúcha.

O cercamento eletrônico funciona por meio de câmeras com leitura automática de placas, capazes de identificar – em tempo real – veículos com registros de ocorrência. Permite-se, assim, uma rápida atuação em conjunto com a Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Sul (SSP-RS) e contribui-se para a prevenção e resposta eficaz a situações suspeitas.

A cerimônia contou com a presença do prefeito Sebastião Melo e de sua vice, Betina Worm, junto com o titular da Secretaria Municipal de Segurança (SMSeg), Alexandre Aragon. Eles receberam a doação do presidente do Instituto Cultural Floresta, Claudio Goldsztein.

Também participaram da solenidade o secretário estadual adjunto da Segurança Pública, Mário Ikeda, a presidente da Câmara Municipal, vereadora Comandante Nádia, além de representantes da Polícia Civil, Brigada Militar, secretários municipais e vereadores.

Com a palavra…

“Foram muitos os desafios deixados pela catástrofe climática, mas o Instituto Floresta é um grande parceiro que se prontificou a qualificar câmeras de videomonitoramento da cidade”, ressaltou o prefeito. “As parcerias com o setor privado e a sociedade civil organizada são fundamentais para qualificar os serviços e fortalecer o combate à criminalidade.”

Aragon, por sua vez, destacou os resultados já obtidos com o sistema: “Desde a implantação do cercamento eletrônico, houve uma redução de 88% nos casos de furto e roubo de veículos em Porto Alegre. Agora, em parceria com o Estado e a sociedade civil, vamos avançar também na implantação do reconhecimento facial para localizar crianças desaparecidas”.

“A entrega dessas câmeras é mais um passo para fortalecer o monitoramento e a sensação de segurança que a população de Porto Alegre tem percebido nos últimos anos”, sublinhou Claudio Goldsztein, presidente do Instituto Floresta. “Continuaremos parceiros do poder público e da sociedade gaúcha na construção de uma cidade mais segura.”

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

Em Porto Alegre, o “Dia D” da vacinação contra gripe é transferido deste sábado para 24 de maio
Concerto da Ospa homenageia nesta sexta-feira o flautista e compositor Pedrinho Figueiredo
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play