Quinta-feira, 13 de novembro de 2025

Cercamento Eletrônico faz mais de 255 milhões de leituras de placas em 2023, em Porto Alegre

O cercamento eletrônico fez mais de 255 milhões de leituras de placas de veículos em Porto Alegre desde o início do ano. A rede de inteligência, composta por 365 câmeras instaladas em pontos estratégicos, realiza, em média, um milhão de leituras de placas por dia e contribui para a redução dos índices de furto e roubo de veículos. Um único carro pode ser monitorado múltiplas vezes ao dia pelo sistema.

Segundo dados da SSP/RS  (Secretaria Estadual de Segurança Pública), o total de carros furtados, ou roubados, entre janeiro e setembro de 2023 caiu 17% na comparação com o mesmo período do ano passado. Na comparação com 2018, ano de implementação da rede de inteligência, o recuo é de 72%.

“A integração e o compartilhamento de dados entre o município e o Estado foi fundamental não só na redução desses crimes, mas também de outros tipos de ocorrências. Essa aproximação otimiza os recursos humanos e materiais que estão à disposição da população”, afirma o secretário municipal de Segurança, Alexandre Aragon.

Os alertas são atendidos pela Brigada Militar. As informações também são compartilhadas com Polícia Civil, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Superintendência de Serviços Penitenciários e a EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação). O sistema foi desenvolvido pela Companhia de Processamento de Dados de Porto Alegre.

“O cercamento eletrônico é um grande exemplo do uso assertivo e transversal da tecnologia, agregando inteligência à gestão pública e levando mais segurança real para o cidadão“, observa a presidente da Procempa, Leticia Batistela.

POA Segura

Lançado em 2021, o projeto POA Segura tem orçamento de R$ 60 milhões para investimentos na reestruturação e qualificação da segurança municipal. A iniciativa prevê, por exemplo, o emprego de R$ 27 milhões na instalação de mais de 400 câmeras de videomonitoramento, equipamentos de inteligência artificial e sistemas de informação.

Detetive Cidadão

O Detetive Cidadão é uma funcionalidade do aplicativo 156+POA que permite que o cidadão denuncie, através de uma fotografia enviada pelo celular, a imagem de um carro suspeito de roubo ou furto na Capital. Ao receber a informação, de forma anônima, os órgãos de segurança verificam a procedência do veículo.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

Rio Grande do Sul disponibiliza cartilha sobre escuta às crianças para auxiliar elaboração de políticas públicas para a infância
Falta de energia elétrica afeta abastecimento de água nas Zonas Norte e Leste de Porto Alegre nesta terça-feira
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play