Domingo, 19 de outubro de 2025
Por Redação do Jornal O Sul | 19 de outubro de 2025
A China acusou a Agência de Segurança Nacional dos EUA de realizar ciberataques no Centro de Tempo Nacional chinês (NTSC), responsável por manter e distribuir a hora oficial e precisa para todo o país asiático. Após uma investigação, a potência do Oriente afirmou que qualquer dano às instalações relacionadas pode ter interrompido comunicações de rede, sistemas financeiros e fornecimento de energia.
O Ministério da Segurança da China alegou que a agência americana explorou vulnerabilidades nos serviços de mensagens de uma marca estrangeira de telefones celulares para roubar informações sensíveis dos dispositivos da equipe do Centro Nacional de Serviço de Tempo em 2022.
Segundo Pequim, os EUA também usaram 42 tipos de “armas especiais de ciberataque” para atingir múltiplos sistemas de rede internos do centro e tentou infiltrar-se em um sistema de temporização chave entre 2023 e 2024.
“Os EUA estão acusando outros do que eles próprios fazem, repetidamente exagerando alegações sobre ameaças cibernéticas chinesas”, afirmou. A Embaixada americana ainda não comentou o caso.