Quarta-feira, 05 de novembro de 2025

China diz ter produzido células do sangue no espaço pela primeira vez

Cientistas da China afirmam que criaram células sanguíneas por meio de células-tronco em um feito pioneiro no espaço. Se confirmado, o experimento pode trazer implicações significativas para várias áreas, como pesquisas em células-tronco e os efeitos das viagens espaciais no corpo humano.

Para o experimento, a China levou células-tronco pluripotentes (células embrionárias que podem se transformar em qualquer outro tipo celular) à estação espacial Tiangong. Depois de recebê-las, os astronautas a bordo cultivaram as células no módulo Wentian para analisá-las, enquanto se transformavam em células sanguíneas.

As células retornaram à Terra — e, segundo o cientista Lei Xiaohua, da Academia Chinesa de Ciências, elas mostraram resultados positivos. “Estas células de sangue vão passar por amadurecimento e diferenciação, formando um aglomerado de células sanguíneas parecidas com um cacho de uvas”, explicou ele.

Ele exibiu uma imagem da diferenciação à emissora estatal CCTV e, segundo Xiaohua, a equipe alcançou o objetivo principal do experimento, que era a produção das células no espaço. Os dados do experimento vão oferecer uma base importante para pesquisas na diferenciação das células-tronco, bem como medicina regenerativa no espaço.

Como as células-tronco pluripotentes têm potencial de crescimento ilimitado e podem se transformar em qualquer tipo de célula, elas representam ótimos recursos para a medicina regenerativa. Para os próximos passos, Lei e sua equipe querem estudar o crescimento destas células nas missões Tianzhou 7 e 8, ainda sem data de lançamento definida.

O experimento dos chineses não foi o único a levar células-tronco ao espaço. Em maio, cientistas dos Estados Unidos enviaram estas células à Estação Espacial Internacional durante a missão privada Ax-2, para investigar se é possível produzir células pluripotentes induzidas enquanto estão na microgravidade.

Na ocasião, a missão privada Ax-2 foi lançada à Estação Espacial Internacional (ISS) levando quatro tripulantes a bordo de uma cápsula Crew Dragon, da SpaceX. O lançamento foi realizado com um foguete Falcon 9, que deixou a plataforma do Centro Espacial Kennedy às 18h37, no horário de Brasília, de um domingo (21 de maio). Já na segunda, às 10h12, a cápsula foi acoplada à ISS. Depois da abertura da escotilha, que aconteceu pouco mais de duas horas depois, os membros da Ax-2  foram recebidos pelos astronautas na estação.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de em foco

Companhia aérea diminui restrições de uniforme de funcionários de bordo independentemente do gênero
China construirá base em Cuba para espionar os Estados Unidos
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play