Quarta-feira, 02 de julho de 2025

Ciclone extratropical impulsiona ar gelado e prolonga onda de frio no Rio Grande do Sul

Um ciclone extratropical no Atlântico Sul nesta terça-feira (1°), é responsável por reforçar o ingresso de ar polar e prolongar a onda de frio. Conforme a MetSul Meteorologia, o sistema atua a Leste da foz do Rio da Prata e a Sudeste do território gaúcho.

Dados analisados pelos meteorologistas indicam que este ciclone não chega a ser profundo e não oferece riscos em relação a ocorrência de ventos. Na manhã desta terça-feira, o fenômeno apresentava pressão central ao redor de 1000 hPa, com tendência de afastamento.

Efeitos

O seu maior efeito é impulsionar ar mais frio do Sul para o Sul do Brasil, o que fez com que o começo desta terça-feira fosse extremamente frio no RS e em parte de Santa Catarina e fará com que as marcas excepcionalmente baixas se repitam no começo da quarta-feira (2).

Menor temperatura do ano

A menor temperatura nesta terça no Estado, na estação da Secretaria Estadual da Agricultura em estância no município de Livramento, na fronteira com o Uruguai. É a menor temperatura do ano até agora no estado.

Outras estações anotaram -6,2ºC em Soledade; -5,6ºC em Pinheiro Machado e Monte Alegre dos Campos; -5,4ºC em Rosário do Sul; -4,8ºC em Bom Jesus; -4,6ºC em São Marcos e São José dos Ausentes; -4,4ºC em São Gabriel e Vila Nova do Sul; -4,3ºC em Vacaria, Alegrete e André da Rocha; -4,2ºC em Fontoura Xavier, Carazinho e Ibirapuitã; -4,1ºC em Capão Bonito do Sul; e -4,0ºC em Campos Borges.

Projeção para os próximos dias

Como ciclones habitualmente impulsionam ar seco e garantem dias seguidos de tempo firme e com a atmosfera seca, na segunda metade da semana seguirá fazendo muito frio à noite mesmo com a massa de ar frio rapidamente enfraquecendo.

Isso trará grande amplitude térmica com madrugadas geladas e de geada enquanto as tardes, diferentemente deste começo de semana, serão mais amenas e até agradáveis.

O ar muito seco com temperatura maior em altitude trará ainda imensas diferenças de temperatura entre microclimas dentro de um mesmo municípios em cidades serranas com mínimas até 5ºC a 10ºC menores em baixadas do que em pontos altos a poucas centenas de metros de distância em linha reta.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Desastres relacionados às chuvas triplicam no Brasil, aponta relatório
Senado dos Estados Unidos aprova pacote de cortes de impostos proposto por Donald Trump
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play