Sábado, 17 de janeiro de 2026

Cinco refeições por dia, banho de sol livre e espaço para exercícios: os “benefícios” da Papudinha para Bolsonaro

A cela de 64,83 metros quadrados destinada ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), no Complexo Penitenciário da Papudinha, apresenta dimensões significativamente superiores às do espaço anteriormente utilizado por ele na Superintendência da Polícia Federal no Distrito Federal. O ambiente atual é cerca de cinco vezes maior do que a sala de aproximadamente 12 metros quadrados que havia sido adaptada para abrigá-lo na PF. Na nova unidade, Bolsonaro permanece isolado dos demais detentos, em uma estrutura com capacidade para até quatro pessoas, composta por banheiro com chuveiro de água quente, cozinha, lavanderia, quarto, sala e uma área externa exclusiva.

De acordo com decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), o ex-presidente poderá realizar banho de sol e praticar exercícios físicos na área externa “com total privacidade e horário livre”. O despacho também prevê a possibilidade de instalação de equipamentos para atividades físicas, como esteira e bicicleta ergométrica. Na Superintendência da Polícia Federal, por outro lado, Bolsonaro precisava atravessar diferentes salas administrativas para acessar um pátio externo improvisado, onde eram realizados os períodos de banho de sol.

A nova cela conta ainda com cama de casal, televisão e armários. Um dos diferenciais em relação ao espaço anterior é o acesso a uma cozinha própria, que permite o preparo e o armazenamento de alimentos, recurso que não estava disponível na sala da PF. Em vez de um frigobar localizado no quarto, como ocorria anteriormente, Bolsonaro passou a dispor de uma geladeira de tamanho convencional. Também houve alteração na rotina alimentar: o número de refeições diárias fornecidas aumentou de três para cinco. Além do café da manhã, almoço e jantar, já previstos na superintendência da Polícia Federal, o ex-presidente passou a ter direito a lanche e ceia.

O espaço destinado a visitas, bem como ao atendimento de advogados e profissionais de saúde, também é descrito como amplo pelo STF. O local dispõe de mesas e cadeiras tanto em área coberta quanto em área externa. As visitas estão autorizadas para ocorrer às quartas e quintas-feiras, com duração máxima de até seis horas por dia, sendo limitado a duas horas por visitante.

Outro ponto destacado é a ampliação da estrutura de atendimento médico disponível ao ex-presidente na nova unidade prisional. Além de um médico em regime de plantão 24 horas, há um posto de saúde instalado no complexo, com uma equipe multiprofissional. Essa equipe inclui dois médicos clínicos adicionais, três enfermeiros, dois dentistas, um assistente social, dois psicólogos, um fisioterapeuta, três técnicos de enfermagem, um psiquiatra e um farmacêutico.

As condições da cela e os serviços disponíveis foram detalhados em informações divulgadas pelo STF, com base em dados do sistema penitenciário local. (Com informações do jornal O Globo)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Estruturas e queixas atendidas: entenda os motivos que levaram Alexandre de Moraes a transferir Bolsonaro da Polícia Federal para a Papudinha
Michelle conversou com Alexandre de Moraes horas antes de decisão que mandou Bolsonaro à Papudinha
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play