Terça-feira, 01 de julho de 2025

Clássico Grenal da final será a 12ª decisão do Campeonato Gaúcho entre os rivais; entenda

Sem contar os campeonatos que foram finalizados em octogonais, hexagonais, quadrangulares e até play-offs, o Grenal só teve duas partidas na final do Estadual 11 vezes. Assim, esse confronto será o 12° clássico em decisão do Gauchão.

Em duelos diretos, o Grêmio, que tem a oportunidade de conquistar seu octacampeonato, lidera com um título a mais que o Inter. Foram seis títulos vencidos pelo Tricolor, contra cinco do Colorado.

O Inter tem a oportunidade de encerrar um jejum de nove anos sem conquistar o Campeonato Gaúcho, já que venceu a partida de ida por 2 a 0 e trabalha com a vantagem no Beira0-Rio.

Nas 11 finais disputadas pelos clubes, apenas uma vez o placar foi revertido, que é o que o Grêmio necessita fazer para erguer a taça. Isso aconteceu em 2011, quando o Inter perdeu a partida de ida por 3 a 2, no Beira-Rio e repetiu o placar no Olímpico, vencendo o Tricolor nos pênaltis.

Decisões

Na primeira final em duas partidas, em 1992, o Inter foi campeão, após vencer por 3 a 1 em casa e empatar se gols no jogo de volta no Olímpico. Três anos depois, após empate em 1 a 1 no Beira-Rio, o Tricolor ficou com a faixa ao bater o coirmão por 3 a 1 nos seus domínios. Já em 1997, foi a vez do Colorado sair com o placar em igualdade no Olímpico e vencer a finalíssima por 1 a 0.

Em 1999, o Grêmio venceu as duas partidas da decisão: 2 a 0 no Beira-Rio e 1 a 0 no Olímpico. Cinco anos depois, dois placares em igualdade, 0 a 0 na ida e 1 a 1 na volta, garantiram mais um título para o lado azul da rivalidade. Já em 2010 o Grêmio venceu fora por 2 a 0 e perdeu em casa por 1 a 0, ficando com o troféu.

Nas três finais seguintes, 2011, 2014 e 2015, a conquista foi colorada. A mais marcante foi a do ano da Copa do Mundo no Brasil, quando o Inter venceu a primeira, na Arena, por 2 a 1, e goleou em casa por 4 a 1 (placar mais folgado desse recorte). No ano seguinte, um 0 a 0 fora e um 2 a 1 como local garantiram o Gauchão para o Inter.

Por fim, os dois últimos títulos foram do Grêmio. Em 2019, após dois 0 a 0, a decisão na Arena foi para os pênaltis, com vitória tricolor por 3 a 2. E em 2021, o lado azul venceu no Beira-Rio por 3 a 0 e perdeu na Arena por 1 a 0, confirmando o tetra.

 

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Grêmio

CBF divulga tabela detalhada das primeiras rodadas do Campeonato Brasileiro Feminino
Inter vai em busca de encerrar jejum de títulos diante do maior rival
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play