Quarta-feira, 07 de janeiro de 2026
Por Redação do Jornal O Sul | 6 de janeiro de 2026
A atriz Claudia Abreu, 55 anos, concluiu as gravações da novela “Dona de Mim”, que terá seu último capítulo exibido na próxima sexta-feira (9). Na trama, ela interpretou Filipa, uma atriz diagnosticada com bipolaridade, papel que marcou seu retorno às novelas após quase uma década afastada — sua última participação havia sido em A Lei do Amor (Globo, 2016).
Claudia explicou que o tema da saúde mental foi decisivo para aceitar o convite. “A Rosane Svartman, nossa autora, falou que queria discutir saúde mental e achei isso muito interessante. Minha personagem é bipolar. Quantas pessoas à nossa volta sofrem pela falta do diagnóstico e são chamadas de malucas? Se forem mulheres, então… Quando há o diagnóstico, passam a ser estigmatizadas, como se pudessem controlar. Fazer uma personagem com profundidade e, ao mesmo tempo, leveza é algo único”, afirmou.
A atriz também ressaltou a importância das relações profissionais no ambiente de trabalho. “Na nossa profissão, às vezes, ficamos 12 horas vivendo uma vida paralela. Por isso, nossas relações profissionais são muito profundas. A gente faz ficção, mas é uma ficção muito bem vivida”, disse. Durante boa parte da novela, Claudia conciliou as gravações com as apresentações da peça Os Mambembes, ao lado de Paulo Betti, Deborah Evelyn e Julia Lemmertz.
Segundo Claudia, interpretar Filipa foi um desafio por se tratar de uma personagem com várias camadas. “Filipa é uma mulher com várias frustrações. Ela não deu certo profissionalmente na vida artística, não se deu bem com a maternidade. Durante boa parte da trama, a filha vivia na Europa e a enteada não a aceitava bem. Filipa fica tentando achar seu lugar no mundo. Ela é dona de si quando acredita que vai dar certo, quando tem fé para se realizar. Apesar das imensas fragilidades e instabilidades de humor, ela não perde a fé na vida”, destacou.
Claudia revelou que contracenar com Tony Ramos, intérprete de Abel Boaz na primeira metade da novela, foi um dos grandes atrativos para aceitar o papel. “Um dos grandes motivos que me atraiu para a novela foi a possibilidade de contracenar com o Tony Ramos”, disse.
Na história, Filipa e Abel eram casados. Após ficar viúva, ela se envolve com o cunhado, o vilão Jaques (Marcello Novaes). Ao descobrir que era dopada por ele, decide dar uma nova chance ao amor e vive um romance com Danilo (Felipe Simas), seu ex-motorista, com quem deve ter um final feliz no último capítulo.