Domingo, 02 de novembro de 2025
Por Redação do Jornal O Sul | 9 de junho de 2024
A Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) retomou nesta segunda-feira (10) a cobrança de pedágio em oito de suas dez praças, após 36 dias de passe-livre. De acordo com a concessionária, a medida teve por finalidade proporcionar um melhor fluxo de atendimento a emergências, incluindo o transporte de profissionais e cargas humanitárias em um cenário de calamidade por causa das enchentes.
Na lista estão as cancelas da ERS-239 em Campo Bom (Vale do Sinos), ERS-474 em Santo Antônio da Patrulha (Litoral Norte), ERS-235 em Gramado (Serra Gaúcha), ERS-235 em São Francisco de Paula (Serra Gaúcha), ERS-040 em Viamão (Região Metropolitana de Porto Alegre). ERS-135 em Coxilha (Região Norte), RSC-453 em Boa Vista do Sul (Nordeste gaúcho) e RSC-453 em Cruzeiro do Sul (Vale do Taquari).
Já na ERS-130 em Encantado (Vale do Taquari) e ERS-115 em Três Coroas (Vale do Paranhana) a gratuidade permanece até que sejam concluídas as obras de recuperação em trechos de estradas da região. Além disso, os veículos que trafegam com donativos – desde que sob escolta por veículos oficiais – estão isentos da cobrança.
Conforme o diretor-presidente da empresa, Luís Fernando Vanacôr, a suspensão se mostrou fundamental em um momento de união e solidariedade: “A EGR desempenhou papel crucial ao possibilitar o fluxo de assistência, enquanto nossa equipe foi incansável ao empreender esforços para reparar estradas prejudicadas em todo o Estado”.
Desde o dia 29 de abril, a concessionária tem atuado de forma contínua na reconstrução dos trechos danificados. Atua, ainda, na remoção de barreiras que impactaram a circulação de veículos.
Uma ponte será reconstruída na ERS-130 entre Lajeado e Arroio do Meio (Vale do Taquari) e outros dois pontos serão totalmente reconstruídos na ERS-129 em Muçum (na mesma região) e na ERS-115 em Três Coroas. Ao todo, mais de 25 pontos foram desobstruídos pelas equipes.
A Empresa Gaúcha de Rodovias administra mais de 630 quilômetros de estradas estaduais. Para isso, conta com dez praças de pedágio, localizadas nos seguintes pontos, listados no site egr.rs.gov.br:
– Encantado, na ERS-130 – isenção mantida.
– Três Coroas, na ERS-115 – isenção mantida.
– Campo Bom, na ERS-239 – cobrança retomada.
– Santo Antônio da Patrulha, na ERS-474 – cobrança retomada.
– Gramado, na ERS-235 – cobrança retomada.
– São Francisco de Paula, na ERS-235 – cobrança retomada.
– Viamão, na ERS-040 – cobrança retomada.
– Coxilha, na ERS-135 – cobrança retomada.
– Boa Vista do Sul, na RSC-453 – cobrança retomada.
– Cruzeiro do Sul, na RSC-453 – cobrança retomada.
Ponte sobre o rio Forqueta
Na semana passada, o diretor-presidente da EGR e engenheiro civil da Engedal Construtora de Obras Ltda, Wenceslau Júnior, vistoriaram o local onde será construída a nova ponte sobre o rio Forqueta, entre Arroio do Meio e Lajeado. A estrutura anterior foi destruída por correnteza.
Com 150 metros de extensão, a nova passagem terá altura maior que a de antes, a fim de ampliar a segurança em relação a futuros incidentes meteorológicos. O dispositivo contará com duas pistas no pavimento principal e espaço dedicado à passagem de pedestres e ciclistas.
O custo é estimado em mais de R$ 14 milhões, com recursos provenientes de praça de pedágio. Já a conclusão está prevista para até seis meses.
(Marcello Campos)