Terça-feira, 25 de junho de 2024

Com alta de 34%, Consulta Popular recebe 185 mil votos em 2023 no Rio Grande do Sul

A etapa da Consulta Popular em que os cidadãos escolhem as propostas que consideram prioritárias para sua região recebeu 185.282 votos em 2023 no Rio Grande do Sul.

O número representa um aumento de 34% em relação ao ano anterior, quando 137.764 pessoas participaram. A votação esteve aberta entre 27 de novembro e 1º de dezembro pelo portal da Consulta e, pelo segundo ano consecutivo, também foi possível votar por meio do aplicativo WhatsApp. O portal da Consulta foi o principal meio de votação (87%), seguido pelo WhatsApp (8%) e pelo aplicativo off-line (5%).

Lançada pelo governo do Estado em julho, por intermédio da SPGG (Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão), a Consulta Popular 2023 disponibilizou R$ 60 milhões para a aplicação em investimentos de propostas sugeridas pela população. O valor, R$ 5 milhões superior à edição anterior, é distribuído entre as 28 regiões dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento.

“Em 2023, a Consulta Popular procurou estar ainda mais próxima da população. Buscamos alternativas para que todos conseguissem se expressar acerca das demandas prioritárias de sua região. O número expressivo alcançado na etapa final mostra o quanto os cidadãos estiveram comprometidos durante todo o processo”, declarou a titular da SPGG, Danielle Calazans.

Os dados das votações e propostas escolhidas por região serão divulgados nos próximos dias.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Primeiro-ministro de Israel sugere que Beirute pode virar Gaza em aviso ao Hezbollah
Governo federal consultará indígenas do Rio Grande do Sul sobre disputa pelo comando de reserva
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play