Sexta-feira, 19 de dezembro de 2025
Por Redação do Jornal O Sul | 18 de dezembro de 2025
Equipes da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb) de Porto Alegre concluíram nesta semana a instalação de mais 14 academias ao ar-livre em praças de diferentes bairros da cidade. A capital gaúcha conta agora com 112 estruturas desse tipo, com foco na atividade física de idosos.
“Estamos investindo cada vez mais nesses espaços como uma alternativa acessível e gratuita para quem deseja se exercitar ao ar livre e ter hábitos saudáveis”, destaca o titular da SMSUrb, Vitorino Baseggio. Foram contemplados os os espaços de lazer descritos a seguir.
– Praça Desembargador La Hire Guerra (Três Figueiras).
– Praça Lima Duarte (Chácara das Pedras).
– Praça Dante de Laytano (Hípica).
– Praça Vereador Valneri Antunes (Morro Santana).
– Praça Professor Jorge dos Santos Rosa (Rubem Berta).
– Praça José Luiz Carneiro Cruz ou “Praça Paulo Delgado” (Jardim do Salso).
– Praça Leda Schneider (Partenon).
– Praça Sérgio Skopinski ou “Praça Viena” (São Geraldo).
– Praça Flávio Veiga Miranda (Parque Santa Fé.
– Praça Sem Nome (Vila Nova).
– Praça Nestor Lopes (Campo Novo).
– Praça Arsênio Gonçalves da Silva (Partenon).
– Praça Central Lot. (Santa Terezinha).
– Praça Marlova Finger (Mário Quintana).
Além da Praça Central do Loteamento Santa Terezinha, no bairro Floresta, também receberam equipamentos as praças Maurício Rosenblatt (Vila Petrópolis) e Vereador Valneri Antunes (Morro Santana). A iniciativa foi viabilizada por recursos do Orçamento Participativo e de emendas parlamentares.
Ele acrescenta que qualquer cidadão pode ajudar a cuidar das academias, solicitando à Central do Cidadão (156) a manutenção dos equipamentos. Informações complementares são divulgadas no portal prefeitura.poa.br e nas redes sociais da administração municipal.
Redenção
A prefeitura realizou nessa quinta‑feira (18) uma vistoria da composteira instalada no Parque da Redenção. Resultado de parceria entre o Gabinete da Inovação e a startup gaúcha Igapó, o esquipamento está localizado nas imediações do lago dos pedalinhos e transforma resíduos orgânicos em adubo de alta qualidade.
Trata-se de uma espécie de laboratório de sustentabilidade. São oferecidas oficinas, visitas guiadas para escolas públicas e atividades de conscientização voltadas à comunidade, ampliando o alcance da ação e fomentando a cultura da compostagem na cidade.
“A escolha da Redenção para receber o projeto-piloto reforça o caráter democrático do espaço, visitado mensalmente por quase 1 milhão de pessoas”, ressalta a vereadora Cláudia Araújo (PSD), autora do projeto de lei que viabilizou a novidade.
(Marcello Campos)