Sábado, 18 de outubro de 2025

Com mais duas formaturas, Brigada Militar ganha o reforço de 356 novos soldados

Uma solenidade em Porto Alegre e outra em Osório (Litoral Norte) marcou, nessa sexta-feira (17) o ingresso oficial de 356 novos soldados na Brigada Militar (BM). O grupo inclui 52 mulheres, o que representa uma proporção de quase 15%. A corporação já havia sido reforçada, em julho, por outros 539 recrutas (dentre os quais, 66 mulheres).

“O número de policiais que compõem as fileiras da corporação subiu de 15.951 para 17.163 nos últimos seis anos”, informou o governo do Rio Grande do Sul ao noticiar os eventos no site estado.rs.gov.br. “Esse acréscimo fortalece os compromissos do governo do Rio Grande do Sul de manter a reposição contínua do efetivo e garantir a segurança da população gaúcha.”

Realizada pela manhã, a cerimônia do Curso Básico de Formação Policial Militar (CBFPM) na capital gaúcha teve como local a Acedemia de Polícia Militar, na Zona Leste. O governador Eduardo Leite esteve presente junto com outras autoridades, com discursos enaltecendo a importância da BM e os investimentos estaduais no setor.

Com a palavra…

“Quem escolhe a Brigada Militar assume uma missão de vida dedicada à proteção da sociedade”, frisou o chefe do Executivo. “São esses homens e mulheres que estarão nas ruas, cuidando, prevenindo e agindo com coragem. A cada formatura, reafirmamos que o Rio Grande do Sul segue firme no propósito de proteger quem mais importa: os gaúchos e as gaúchas.”

Ele também ressaltou as iniciativas de sua gestão para ampliar efetivos, modernizar estruturas e garantir condições dignas de trabalho a quem arrisca a própria vida em defesa da população: “Os resultados comprovam que estamos no caminho certo, com reduções históricas nos índices de criminalidade, fruto do planejamento, de investimento e da dedicação de cada servidor da segurança pública”.

Titular da Secretaria da Segurança Pública (SSP), Sandro Caron (que deixará o cargo na próxima terça-feira para trabalhar no setor privado) salientou que o acréscimo de efetivo da Brigada Militar contribuirá para avançar na melhoria dos indicadores de segurança:

“Nos últimos anos, tivemos reduções expressivas na segurança pública: 38% nos homicídios, 43% nos latrocínios, 57% nos roubos a pedestres e 58% nos roubos de veículos. Esses avanços representam o trabalho de cada policial que está nas ruas, da recomposição dos efetivos, da modernização de equipamentos e da continuidade do ‘RS Seguro’ e de outros programas”.

Para o subcomandante-geral da Bcorporação, coronel Douglas Soares da Rosa, o investimento contínuo do governo do Estado foi fundamental para a valorização da corporação e a modernização da segurança pública:

“A imagem da Brigada Militar vem se transformando ao longo dos anos, e isso se deve, em grande parte, ao apoio do governo, com novos concursos, viaturas, armamentos e fardamentos. Esse esforço fortalece a nossa instituição e renova o nosso compromisso com a sociedade gaúcha”.

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Mortalidade por câncer de mama cai 8,9% no Rio Grande do Sul em um ano
Simulado da avaliação do ensino básico premia alunos de 1.836 escolas estaduais do RS
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play