Sábado, 20 de dezembro de 2025
Por Redação do Jornal O Sul | 19 de dezembro de 2025
O aumento do consumo no período natalino, muitas vezes marcado por excessos e desperdícios, motivou a Rede Pampa de Comunicação a apoiar o Fórum Latino-Americano de Defesa do Consumidor na segunda edição da Campanha Consumo Consciente no Natal, que neste ano traz o tema “Natal pode ir muito além do consumo”.
A ação tem como objetivo estimular escolhas mais responsáveis, éticas e sustentáveis por parte dos consumidores gaúchos.
Apesar de a sustentabilidade ser um tema amplamente discutido, sua aplicação prática ainda está aquém do necessário. Diante disso, o Fórum reafirma seu papel educativo ao promover uma campanha que busca transformar informação em atitude, especialmente em um período de forte apelo comercial.
De acordo com o vice-presidente do Fórum, Gil Kurtz, a campanha convida o consumidor à reflexão:
“É possível consumir e, ao mesmo tempo, agir com consciência. Optar por estabelecimentos que ofereçam troca, devolução ou conserto de produtos ajuda a prolongar o ciclo de vida dos itens e reduzir o desperdício. Mais do que o produto, é fundamental valorizar marcas comprometidas com práticas sustentáveis, responsabilidade social e ética empresarial.”
O presidente do Fórum, Alcebíades Santini, ressalta que o alcance da campanha está diretamente ligado ao engajamento da imprensa:
“A educação para o consumo consciente é um dos pilares permanentes da nossa atuação. Esse trabalho ganha força graças à participação voluntária da Rede Pampa que cumpre um papel essencial na formação da opinião pública e que se engaja na divulgação desta campanha e de todas as ações que o Fórum realiza na defesa dos consumidores. Sem esse apoio e o de outros veículos de comunicação, a repercussão social da iniciativa não seria possível.”