Terça-feira, 20 de janeiro de 2026
Por Redação do Jornal O Sul | 19 de janeiro de 2026
A Fifa anunciou, nessa segunda-feira (19), os 48 participantes da Fifa Series 2026, uma competição criada pela entidade com objetivo de ajudar no desenvolvimento do futebol feminino e apoiar equipes masculinas de federações com menos recursos. A Seleção Brasileira feminina será uma das participantes, além de anfitriã de seu grupo, que conta também com Canadá, Zâmbia e Coreia do Sul.
No total, serão 11 sedes e 12 grupos de quatro seleções, compreendendo todas as confederações do globo: nove grupos masculinos e três femininos. As partidas, que na prática são uma série de amistosos internacionais, serão disputadas nas janelas internacionais de março e abril, e o calendário de partidas será divulgado em breve.
As sedes dos grupos masculinos serão Austrália, Azerbaijão, Indonésia, Cazquistão, Nova Zelândia, Porto Rico, Ruanda e Uzbequistão. Brasil, Costa do Marfim e Tailândia são as sedes dos grupos femininos.
Entre os objetivos do torneio está a evolução competitiva de forças modestas e emergentes entre seleções. Por outro lado, há seleções mais fortes na mistura, como Austrália, Cabo Verde, Curaçao, Nova Zelândia e Uzbequistão, classificadas para a Copa do Mundo de 2026.
“A Fifa Series 2026 permanece totalmente alinhada com os objetivos estratégicos da Fifa para o futebol Global: 2023-2027, proporcionando às seleções nacionais oportunidades de competição interconfederações sem adicionar jogos ao calendário internacional, ao mesmo tempo que promove o crescimento técnico, o desenvolvimento organizacional e o intercâmbio global”, disse a entidade em nota.
Com o torneio, a Fifa também mira o intercâmbio de práticas de arbitragem, organização de eventos e de competições ao redor do mundo.
As datas dos jogos no Brasil e os cruzamentos ainda não estão definidos, mas Cuiabá desponta como favorita a abrigar os confrontos. A cidade não tem nenhum clube na Série A do Campeonato Brasileiro, reduzindo possíveis conflitos de calendário, além de a Arena Pantanal ter estrutura para abrigar jogos de seleções por ter sido um dos estádios da Copa do Mundo de 2014.
A capital de Mato Grosso, no entanto, não está entre as selecionadas pela Fifa para receber partidas da Copa do Mundo feminina de 2027. As sedes do torneio são: Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Recife, Fortaleza, Salvador, Brasília e Porto Alegre.
As partidas, que na prática são uma série de amistosos internacionais, serão disputadas nas janelas de março e abril. Cinco seleções masculinas que vão participar da Fifa Series também estão classificadas para a Copa do Mundo de 2026: Austrália, Cabo Verde, Curaçao, Nova Zelândia e Uzbequistão.
Nascido de um projeto-piloto realizado pela entidade em 2024, o torneio não tem troféu nem premiação em dinheiro, mas a Fifa custeia todos os gastos das equipes com viagens, hospedagem e organização dos jogos.
De acordo com a entidade, todas as partidas serão transmitidas ao vivo, gratuitamente, na plataforma Fifa+.