Terça-feira, 17 de junho de 2025
Por Redação do Jornal O Sul | 16 de junho de 2025
O PSD, sigla que integra a base do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), lançará nesta semana uma série de propagandas partidárias na televisão em que procura se vincular ao governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos). Embora seja filiado a outro partido, Tarcísio é o principal personagem de cinco das sete inserções que o PSD exibe na TV no Estado de São Paulo.
A sigla é dirigida nacionalmente por Gilberto Kassab, atual secretário de Governo de Tarcísio, e também indicou o vice-governador da atual gestão, Felício Ramuth. Kassab já flertou com uma candidatura dele mesmo ao governo de São Paulo como sucessor de Tarcísio, caso o atual chefe do Executivo estadual se lance à Presidência em 2026. O cacique do PSD também já sinalizou que o partido apoiaria uma eventual candidatura presidencial de Tarcísio.
Nas inserções televisivas em São Paulo, Tarcísio aparece junto ao logotipo e ao número do PSD, em meio a imagens de uma série de compromissos e obras à frente do governo estadual. Em um dos vídeos, a narração afirma que o governador e o PSD formam “uma parceria que leva São Paulo para frente”.
A propaganda que estrela Tarcísio começou a ser veiculada pelo PSD por duas semanas, a partir desta segunda-feira (16). Além dos cinco vídeos focados no governador, o partido de Kassab também levará à televisão depoimentos da senadora Mara Gabrilli (PSD-SP) e da deputada estadual Marta Costa (PSD).
Apesar de o PSD fazer parte da base de Lula, Kassab tem pregado que o partido lançará candidatura própria à Presidência em 2026. O nome mais cotado dentro da sigla, por ora, é o do governador do Paraná, Ratinho Jr, que chegou a empatar com Lula em uma simulação de segundo turno divulgada pela Quaest no início deste mês.
Outro que busca se viabilizar como presidenciável dentro do PSD é o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, que recentemente trocou o PSDB pelo partido de Kassab.
Um dos obstáculos enfrentados por Ratinho Jr e Leite é o de se tornarem mais conhecidos nacionalmente. Nenhum dos dois, no entanto, aparecerá na propaganda partidária do PSD em São Paulo, estado que concentra aproximadamente um a cada cinco eleitores no país.
Evangélicos
Tarcísio de Freitas (Republicanos), publicou um vídeo no final de semana em sua conta oficial no no X com acenos ao eleitorado evangélico, que tem se mostrado crítico do governo Lula nas sondagens mais recentes dos institutos de pesquisa.
O vídeo apresenta trechos de uma pregação de Tarcísio, que é católico. “É por meio da obediência que conseguimos experimentar o poder de Deus. Um domingo abençoado a todos!“, escreveu Tarcísio no X.
A mensagem de Tarcísio no corte publicado nas redes sociais foca nas noções de obediência e dependência como forma de alcançar a “promessa”, termo comumente nas igrejas evangélicas.
O trecho destacado pela equipe de comunicação do governador mostra um momento da pregação em que Tarcísio cita a “aliança” de Deus com Moisés para que ele libertasse o povo judeu do jugo do faraó do Egito.
Tarcísio publicou o vídeo em uma semana de novo baque para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas pesquisas eleitorais. Para além do resultado negativo no eleitorado geral, a gestão petista teve que se deparar com uma rejeição de 61% no eleitorado evangélico, ou seja três em cada quatro pessoas adeptas dessa religião avaliam negativamente o presidente, conforme apurado pelo instituto Datafolha.
Em comparação, a rejeição dos evangélicos ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), de quem Tarcísio deve herdar a maioria dos votos caso venha a ser candidato a presidente, é de 25%, portanto um em cada quatro religiosos.
O cenário é melhor para Lula entre os católicos, que ainda são maioria religiosa no País. O atual presidente é rejeitado por 41% dos católicos, ante a 47% de rejeição de Bolsonaro. No computo geral, Lula é rejeitado por 46% da população e Bolsonaro por 43%, enquanto Tarcísio é rejeitado por 15% dos brasileiros.