Quinta-feira, 25 de setembro de 2025
Por Redação do Jornal O Sul | 24 de setembro de 2025
Em mais um passo no plano de expansão e modernização do sistema carcerário estadual, o governo gaúcho iniciou a construção das Penitenciárias Estaduais 2 e 3 de Caxias do Sul (Serra). As duas unidades formarão um complexo com capacidade para 1.650 detentos e que deve estar concluído no segundo semestre do ano que vem, a um investimento superior a R$ 260 milhões.
A Secretaria de Obras Públicas (SOP) fiscaliza a execução do futuro presídio, planejado por equipe técnica da Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativo (SSPS) e que terá 25 mil metros-quadrados de área construída. Compõem a planta arquitetônica oito módulos de vivência coletiva, bem como um pavilhão destinado a atividades de reciclagem e outros trabalhos por parte dos apenados.
Caxias do Sul já tem dois estabelecimentos prisionais: a Penitenciária Estadual (com capacidade para 432 presos) e o Presídio Regional (298 vagas). De acordo com a SSPS, a nova unidade vem para minimizar problemas de superlotação e reduzir o déficit de vagas da região, possibilitando assim melhores condições para o cumprimento das sentenças, bem como para o próprio trabalho para os servidores.
“A dimensão deste projeto e o recurso investido são evidências de que o Rio Grande do Sul voltou a ser um Estado que investe, que trabalha com planejamento, que devolve para a sociedade aquilo que o cidadão espera”, comentou a titular da SOP, Izabel Matte.
A primeira etapa da obra contempla serviço de decapagem e deve ser finalizada até a primeira quinzena de outubro. Na sequência, começará movimentação de terra e, posteriormente, a execução das fundações da ala carcerária. Depois haverá mais quatro etapas e em todas estão previstas novos serviços no terreno.
Retrospecto
Desde 2019, oito novas unidades prisionais foram concluídas e entregues à sociedade. E agora estão em andamento dez obras de reforma e readequação em instituições do segmento, incluindo ampliações estruturais e criação de espaços voltados ao trabalho e qualificação dos apenados.
Já no que se refere ao atul processo de expansão, Caxias do Sul não é o único município contemplado. Também estão em andamento obras de penitenciárias em Rio Grande (Litoral Sul), Passo Fundo (Região Norte) e São Borja (Froteira-Oeste), detalha o site oficial estado.rs.gov.br.
Conforme o secretário de Sistemas Penal e Socioeducativo, Jorge Pozzobom, esse tipo de iniciativa oportuniza um tratamento penal mais adequado e melhores condições de trabalho aos servidores: “São avanços importantes e significativos, que marcam a história do sistema prisional gaúcho, com a geração de novas vagas, por meio de estruturas qualificadas e seguras”.
(Marcello Campos)