Quarta-feira, 01 de dezembro de 2021

Começa a seleção e treinamento de salva-vidas para o veraneio gaúcho

A fim de atender a população de forma eficiente durante a operação “RS Verão Total” 2021-2022, o Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBM-RS) seleciona e promove a qualificação técnica do seu efetivo. Isso inclui integrantes oriundos da Brigada Militar (BM) e guarda-vidas civis temporários.

Quase 1,3 mil pessoas se inscreveram no processo seletivo, encerrado na segunda-feira passada (2). Dentre os inscritos, 924 concorrem às etapas de seleção da capacitação e 372 para a da chamada “recertificação”.

O processo de capacitação é voltado aos candidatos que ainda não participaram das operações. A recertificação é voltada a candidatos que já atuaram em edições anteriores da operação. Os candidatos ainda passarão pelas três fases do concurso – exame de saúde e mental, exame de aptidão física e capacitação técnica.

A instituição oferece capacitação técnica de 200 horas/aula, sendo 120 horas-aula e 80 horas de estágio supervisionado. Já a recertificação técnica é composta de 50 horas-aula.

Tanto os candidatos na certificação, quanto os da recertificação serão submetidos à prova de suficiências física e técnica, bem como à prova de conhecimentos teóricos específicos.

Os exames de saúde e mental serão realizados nos dias 10 e 11 de novembro, ao passo que o exame de aptidão física está marcado para 22 e 30 de novembro e os exames de capacitação técnica em 30 de novembro e 1º de dezembro.

Após a realização das três etapas do concurso, os candidatos à recertificação realizarão os testes práticos de aptidão entre 22 e 26 de novembro. Já os candidatos à capacitação têm como período 19 de novembro a 19 de dezembro.

As 400 vagas de recertificação serão distribuídas em 25 para as chamadas “águas internas” (rios, lagos etc.), 310 no Litoral Norte e 65 no Litoral Sul. Já a divisão das vagas para a capacitação prevê, respectivamente, 25, 150 e 25.

O CBM-RS também já realiza a recertificação dos guarda-vidas militares, com 321 bombeiros e 166 policiais militares aptos e 33 bombeiros militares em curso de capacitação. O planejamento é de que os guarda-vidas atuem em cerca de 331 postos de salvamento, sendo 228 no Litoral Norte, 30 no Litoral Sul e 73 nas águas internas. Ao todo, os veranistas gaúchos contarão com 331 postos de salvamento em todo o Estado.

(Marcello Campos)

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Ninguém acerta Mega-Sena e prêmio vai a R$ 90 milhões
Pilotos que voavam com Marília Mendonça serão velados neste domingo
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play