Sábado, 13 de abril de 2024

Começa em Porto Alegre mais um encontro de governadores das regiões Sul e Sudeste

Formado pelo governador gaúcho e colegas de outros seis Estados, o Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud) realiza a partir desta quinta-feira (29) o seu décimo encontro. A programação se estende até sábado (2), em Porto Alegre, com debates sobre segurança pública e meio ambiente. Além do Rio Grande do Sul, integram o grupo Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo.

Mais de mil pessoas são aguardadas para uma série de atividades, distribuídas em três locais: Palácio Piratini, Theatro São Pedro, Casa da Ospa e Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Parte do encontro será transmitida no site de vídeos youtube.com – essas e outras informações podem ser obtidas em estado.rs.gov.br.

Esta é a segunda vez que os representantes do Cosud se encontram em solo gaúcho desde a criação do colegiado, em março de 2019 – ano em que a cidade de Gramado (Serra) sediou o evento. Já a reunião recente foi realizada em São Paulo, outubro passado.

Programação

A abertura está marcada para as 17h na Sala Sinfônica da Casa da Ospa (junto ao Centro Administrativo do Estado, no bairro Praia de Belas). Na sexta (1), os 21 grupos técnicos (GT) do Cosud se reunião no Theatro São Pedro e na Unisinos, das 8h30min às 17h30min. O evento será encerrado às 10h de sábado (2) no Piratini.

Os GT são a base de funcionamento do Consórcio e contam com secretários e equipes técnicas dos sete Executivos estaduais. Sua incumbência é destacar os principais desafios das unidades federativas do Sul e Sudeste e buscar soluções para problemas públicos, sobretudo por meio da atuação integrada de seus membros.

Alguns abordam um único tema e estão a cargo de apenas uma secretaria, como as da Saúde e Educação, enquanto outros unem duas pastas – é o caso da Segurança Pública, que envolve a Secretaria da Segurança Pública (SSP) e a Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativa (SSPS).

O Gabinete do vice-governador gaúcho, Gabriel Souza, incluiu a proposta de criação de um grupo de trabalho específico sobre a malha ferroviária, por se tratar de assunto estratégico para o Rio Grande do Sul.

Cada GT envolve um ou dois temas, cuja discussão é subdividida em turmas menores para que os assuntos sejam debatidos em separado. Depois, o grande grupo volta a se unir para compilar as principais ideias e propostas – ao final das discussões, são assumidos compromissos referentes a cada área.

O Gabinete do vice-governador gaúcho, Gabriel Souza, incluiu a proposta de criação de um grupo de trabalho específico sobre a malha ferroviária, por se tratar de assunto estratégico para o Rio Grande do Sul.

Componentes

– Rio Grande do Sul: Eduardo Leite.

– Santa Catarina: Jorginho Mello.

– Paraná: Ratinho Júnior.

– São Paulo: Tarcísio Gomes de Freitas.

– Rio de Janeiro: Cláudio Castro.

– Minas Gerais: Romeu Zema.

– Espírito Santo: Renato Casagrande.

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Para as eleições 2024, Tribunal Superior Eleitoral mantém ônibus grátis, veto a armas e horário unificado
Grêmio perde por 2 a 0 e São Luiz conquista a Recopa Gaúcha
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play