Sábado, 24 de janeiro de 2026
Por Redação do Jornal O Sul | 23 de janeiro de 2026
Um dos principais encontros internacionais voltados à reflexão, articulação e fortalecimento de políticas públicas para os cidadãos da chamada “Terceira Idade”, o Fórum Social Mundial da População Idosa chega nessa segunda-feira (26) à sua 11ª edição. Serão cinco dias de atividades na sede da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (Centro Histórico).
A programação é aberta ao público e gratuita em sua maioria. Estão previstas mesas-redondas, oficinas, palestras, seminários temáticos, atividades culturais, esportivas e práticas integrativas, abordando temas como envelhecimento saudável, fundos de incentivo a pessoa idosa, políticas públicas, cuidado, previdência, cultura, inclusão digital, combate à violência, ancestralidade e protagonismo social da pessoa idosa.
Informações sobre temas, datas, horários e inscrições podem ser consultadas no portal prefeitura.poa.br.
O evento é promovido por um grupo de trabalho intersetorial, formado por representantes da sociedade e de oito secretarias municipais da capital gaúcha: Inclusão e Desenvolvimento Humano (SMIDH), Governança Cidadã e Desenvolvimento Rural (SMGov), Assistência Social (SMAS), Saúde (SMS), Desenvolvimento Econômico (SMDE), Turismo e Eventos (SMDete), Esporte e Lazer (Smel), Educação (Smed) e Cultura (SMC).
Também estão engajados à iniciativa o Instituto dos Amigos do Fórum Social Mundial de Porto Alegre (IAFSMPoa), Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos (Sindnapi) e gestores do Orçamento Participativo (OP) municipal.
Conforme o titular da pasta de Inclusão e Desenvolvimento Humano, Juliano Passini, o Fórum reforça o papel estratégico de Porto Alegre no debate sobre o envelhecimento populacional:
“A Secretaria atua de forma contínua na promoção da inclusão, proteção social, enfrentamento à violência e fortalecimento de vínculos comunitários. O evento dialoga diretamente com esse trabalho, contribuindo para qualificar as políticas públicas do município”.
(Marcello Campos)