Sexta-feira, 17 de outubro de 2025

Começam as obras de revitalização do Teatro de Arena, no Centro de Porto Alegre

Localizado nos altos do Viaduto da Borges de Medeiros (Centro Histórico) e um dos mais tradicionais espaços culturais de Porto Alegre, o Teatro de Arena entrou nessa quinta-feira (16) em fase de obras. O objetivo é modernizar e reinaugurar em 19 de dezembro as suas instalações, que não recebem espetáculos desde dezembro de 2023.

A instituição – que completa nesta sexta-feira o seu 58º aniversário – é vinculada à Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), que repassará R$ 200 mil para a revitalização, com apoio da Associação de Amigos do Teatro de Arena. Já a Secretaria de Obras Públicas (SOP) atua na fiscalização.

O espaço receberá pintura, recuperação do piso e de estofados, substituição de portas e modernização da rede elétrica, incluindo a troca de instalações internas, fios, cabos, tomadas e quadros elétricos, além de novos equipamentos de iluminação cênica (mesa de luz e refletores).

Em ato simbólico que marcou o início das obras, o secretário-adjunto da Cultura, Fabiam Thomas, mencionou o fato de o local ter se tornado símbolo de resistência e valorização da arte e da liberdade cultural durante a ditadura militar que comandou o País (1964-1985):

“Há 58 anos, esse espaço faz pulsar a cultura. Com as obras de modernização, vamos valorizar essa história, inaugurando um novo momento que permita que o Teatro de Arena, além de espaço de resistência, volte a ser um espaço de existência”.

O diretor do Instituto Estadual de Artes Cênicas (Ieacen), Caco Coelho, classificou a iniciativa como um “gesto de atenção e cuidado”. Ele acrescentou: “Não se trata de uma obra estrutural, mas de uma adequação necessária para que o teatro volte a ter vida e a ser esse instrumento de comunicação com a sociedade, garantindo segurança para trabalhadores e plateia”.

A reabertura do palco está planejada para 19 de dezembro com a esquete “Os Fuzis da Senhora Carrar”, do dramaturgo alemão Bertolt Brecht (1898-1956). Detalhe: o mesmo texto foi apresentado ao público no Arena, na década de 1960. Depois da requalificação, em 2026 o espaço deve integrar a programação dos festivais “Porto Verão Alegre” e “Palco Giratório Sesc”.

Coelho finalizou: “O objetivo é que os três segmentos representados pelo Instituto Estadual de Artes Cênicas – teatro, dança e circo – sempre estejam presentes, então vamos ter um espaço qualificado para atender às necessidades dos artistas e do público”.

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

Loteamento Santa Terezinha recebe mutirão de renegociação do Dmae nesta sexta-feira
Câmara de Vereadores de Porto Alegre aprova relatório da CPI do Dmae
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play