Segunda-feira, 03 de novembro de 2025

Comitê que investiga invasão ao Capitólio recomenda abertura de processo contra Donald Trump

Um comitê do Congresso dos Estados Unidos recomendou aos promotores federais que acusem Donald Trump de obstrução da Justiça e insurreição por seu papel no início do ataque de 6 de janeiro de 2021 ao prédio do Congresso (o edifício é conhecido como Capitólio).

O comitê pediu ao Departamento de Justiça que apresente as seguintes acusações contra o ex-presidente republicano:

  • Conspiração para prestar um testemunho falso;
  • Conspiração para auxiliar em uma ressureição;
  • Conspiração para fraudar o governo;

O Departamento de Justiça não é obrigado a abrir esses processos, mas pode aumentar a pressão sobre os promotores, que investigam Trump por diversas suspeitas. A reunião desta segunda-feira (19) foi provavelmente a última reunião pública final do comitê, que passou 18 meses investigando a invasão do prédio do Congresso.

No dia 6 de janeiro, milhares de apoiadores de Trump tentaram impedir a transferência pacífica de poder para Joe Biden, que havia vencido as eleições. Os apoiadores de Trump repetiram as mentiras que o próprio Trump havia dito: que sua derrota nas eleições de 2020 para Biden foi o resultado de fraude generalizada.

O deputado Bennie Thompson, presidente do comitê, disse no início da reunião que se os EUA quiserem sobreviver como uma nação de leis e democracia, isso nunca mais acontecerá. Thompson também criticou o ex-presidente por minar a fé no sistema democrático. “Se a fé for quebrada, nossa democracia também será. Donald Trump quebrou essa fé”, disse ele.

Trump já lançou uma campanha para buscar a indicação republicana para concorrer à Casa Branca novamente em 2024. O trabalho do comitê faz parte de uma série de investigações sobre o motim.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Decisão do Supremo sobre “orçamento secreto” inaugura “nova etapa” de relacionamento com o Congresso, diz Fernando Haddad
Milícias digitais não influenciaram eleições, diz presidente da Justiça Eleitoral
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play