Sábado, 27 de setembro de 2025
Por Redação do Jornal O Sul | 2 de outubro de 2021
Neste sábado (8), uma comitiva gaúcha embarcou para a Europa, na primeira missão governamental da atual gestão. A Rede Pampa está presente na viagem que tem como destinos Espanha e França. Ainda no Aeroporto Salgado Filho, conversamos com o Governador Eduardo Leite, com o secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Edson Brum, e com o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, sobre as expectativas para agenda de visitas, que inclui feiras e centros de inovação, empresas de energia e tecnologia e instituições financeiras.
Eduardo Leite
“A gente quer o Rio Grande do Sul como referência em inovação para o Brasil e para o mundo. Por isso mesmo, nessa semana, apresentamos o nosso programa Avançar na Inovação. Um investimento de mais 100 milhões de reais para editais em pesquisa, inovação, para desenvolvimento em ciência, em tecnologia. A gente criou os ecossistemas de inovação, temos políticas claras para desenvolver a parceria do setor privado com a academia, para que o Estado seja cada vez mais referência em inovação e tecnologia. Mas entendemos que é também oportuno que a gente possa colocar o Estado no mapa, trazendo um grande evento para o Rio Grande do Sul. E um dos eventos que nós mapeamos é o South Summit, uma feira que acontece em Madrid, uma referência no mundo no setor de tecnologia e inovação. Nós estamos trabalhando para levá-lo a Porto Alegre. Além disso, a gente vai ter oportunidade de visitar empresas ligadas à infraestrutura, que a Espanha é marcadamente reconhecida.”
Edson Brum
“É um prazer acompanhar um momento diferente para o Rio Grande do Sul, onde a retomada econômica já está acontecendo e nós vamos em busca de mais desenvolvimento. Nós teremos contato com uma empresa que tem a possibilidade de construir uma termoelétrica a gás em Rio Grande. Também estaremos com o grupo Sacyr, que já atua no Vale do Rio Pardo e Taquari, nas rodovias, trabalhando a RS 287. Na França vamos em busca de transportes mais ágeis para o Estado. É importante sabermos que todos os setores estão ajudando no desenvolvimento e na retomada econômica. Quando investimos maior em algum setor é porque há uma necessidade ou há uma vocação. O Rio Grande do Sul tem vocação para o turismo, tem a vocação pra inovação e nós temos que ter uma infraestrutura organizada, energia, estradas, para que as indústrias continuem chegando ao Estado.”
Sebastião Melo
“No ponto de vista de Madrid, nosso principal encontro é a feira South Summit, que acontece desde 2014. Estamos trabalhando as nossas relações internacionais desde janeiro para que essa feira seja realizada em Porto Alegre no ano que vem e há uma grande possibilidade. Isso significa, para a economia, inovação, nossos parques tecnológicos, nossas startups, um ganho muito importante. Eu vou acompanhar o governador no Santander, para pedir ajuda para os 250 anos da cidade e vou visitar também a agência espanhola do desenvolvimento, que já tem um recurso garantido pra requalificação do Parque do Distrito. Em Barcelona, onde permaneço por mais três dias, quem comanda agenda é o Pacto Alegre. Teremos um encontro com governantes da Catalunha, do governo local, várias outras agendas focadas na inovação. Eu penso que o governo local tem um papel político articulador e facilitador. Nós diminuímos imposto para quem vai investir em inovação, facilitamos muito a questão dos licenciamentos. Então vamos dizer isso aos investidores: venha para Porto Alegre, porto seguro para investir com segurança.”
sem nada para mostrar