Sexta-feira, 25 de abril de 2025

Concertos da Ospa em Porto Alegre e Bento Gonçalves homenageiam os 150 anos da imigração italiana no RS

Um concerto especial às 17h do próximo sábado (26) marcará o início da série de apresentações da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa) em homenagem aos 150 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul. O roteiro terá continuidade às 18h de domingo, em Bento Gonçalves (Serra Gaúcha), deflagrando também o programa de interiorização dos espetáculos da instituição, vinculada à Secretaria de Estado da Cultura (Sedac).

Com peças do compositor veneziano Antonio Vivaldi (1678-1741) e regência de Diego Schuck Biasibetti, a atração  combina instrumentos, coro sinfônico e cinco cantores solistas: Cintia de Los Santos (soprano), Elisa Machado (soprano), Carol Braga (mezzo-soprano), Felipe Bertol (tenor) e Ricardo Barpp (baixo-barítono).

Intitulado “Voci di Vivaldi”, o espetáculo tem como conceito uma viagem musical à Veneza dos séculos de 1600 e 1700, época em que viveu o violinista e compositor italiano. Ele é conhecido por clássicos como “As Quatro Estações”, mas também escreveu importantes obras sacras, como “Gloria RV 589” e “Dixit Dominus”, que compõem o repertório.

A apresentação na Capital será precedida da já tradicional palestra “Notas de Concerto”, ministrada pelo maestro e cantor lírico Sérgio Sisto, na Sala de Recitais, uma hora antes. Ambos terão transmissão ao vivo pelo canal da Ospa no site de vídeos youtube.com. Os ingressos já podem ser adquiridos na plataforma sympla.com.br ou no local, a partir do meio-dia da data do evento.

Já em Bento Gonçalves, onde a iniciativa conta com as parcerias com a prefeitura, Fundação Casa das Artes e Serviço Social do Comércio (Sesc), a entrada é gratuita, por ordem de chegada. Não está prevista, porém, transmissão ao vivo.

Celebração

A Ospa realizará neste ano diversos concertos comemorativos ao sesquicentenário da imigração italiana no Estado. Depois de Porto Alegre e Bento Gonçalves, será a vez de Caxias do Sul (também na Serra Gaúcha) receber o evento “Sentimenti Dell’Anima”, na noite de 23 de maio (20h). Porto Alegre volta ao roteiro no dia seguinte, às 17h.

Sob regência do maestro Manfredo Schmiedt e com participação dos solistas Carla Domingues (soprano) e Martin Muehle (tenor), serão interpretadas peças de Giacomo Puccini, Giuseppe Verdi, Ottorino Respighi e outros mestres da música erudita italiana. Detalhes e atualizações podem ser conferidas no site ospa.rs.gov.br.

Serviço

– Porto Alegre: Complexo Cultural Casa da Ospa (Centro Administrativo Fernando Ferrari), na avenida Borges de Medeiros nº 1.501 (bairro Praia de Belas). Ingressos à venda pela internet ou no local, horas antes do evento.

– Bento Gonçalves: Fundação Casa das Artes, na rua Herny Hugo Dreher nº 127, bairro Planalto. Entrada gratuita, sendo sugerida a contribuição voluntária de 1 quilo de alimento não perecível.

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Traficante é preso com dois quilos de cocaína em ônibus em Santa Maria, na Região Central do RS
Projetos financiados pelo BRDE reduzem em 1 milhão de toneladas a emissão anual de gás carbônico no RS
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play