Terça-feira, 24 de março de 2026
Por Redação do Jornal O Sul | 24 de março de 2026
A casa da família Bolsonaro, em Brasília, fica a pouco mais de 10 quilômetros da chamada “Papudinha” – onde o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) cumpria pena desde janeiro pela tentativa de golpe de Estado.
Condenado a 27 anos e 3 meses de prisão por tentativa de golpe de Estado, ele estava no 19º Batalhão da Polícia Militar (PMDF), conhecido como Papudinha, desde 15 de janeiro.
Nessa terça-feira (24), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, autorizou o retorno de Jair Bolsonaro para a prisão domiciliar.
Bolsonaro, no entanto, segue internado no hospital DF Star, na Asa Sul, para o tratamento de uma broncopneumonia. Não há data prevista para a alta.
O condomínio de Bolsonaro e o complexo da Papuda estão na mesma região administrativa (o mesmo “bairro”, por assim dizer) do Distrito Federal.
Região Administrativa é a divisão territorial do Distrito Federal usada para organizar a gestão pública local, funcionando como uma espécie de bairro ou cidade com administração própria.
Condomínio
A residência do ex-presidente e da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro fica no Condomínio Solar de Brasília, no Jardim Botânico. A região é considerada área nobre e é conhecida pelas casas de alto padrão.
Localizados na mesma região, o Complexo da Papuda fica a pouco mais de 10 quilômetros da casa do ex-presidente. Em dia de pouco trânsito, é possível atravessar a distância em cerca de 15 minutos.
A residência onde Bolsonaro vive com a esposa e a filha caçula, Laura, é alugada. Foi lá que o ex-presidente cumpriu prisão domiciliar após determinação de Moraes na condução de outro inquérito.
A casa também está a cerca de 20 minutos do Congresso Nacional.
Além das características comuns aos condomínios da região – lotes grandes, arborização e urbanismo na área interna, guarita 24 horas e controle rígido de entrada e saída –, o conjunto oferece aos moradores e visitantes:
* ruas de bloquetes
* avenidas pavimentadas e sinalizadas
* pistas de caminhada
* ciclovias
* área de lazer com quadras para esportes, churrasqueiras, pista de skate
* parquinhos
* quatro igrejas cristãs de diferentes denominações
* central de monitoramento de segurança
* espaço de lazer para idosos
De tão grande, o condomínio foi dividido em três “quadras” – Solar de Brasília I, II e III. No total, são 1.258 lotes. De acordo com a BBC Brasil, a casa tem dois andares e cerca de 400 m².
Complexo
O Complexo Penitenciário da Papuda está localizado no Jardim Botânico – mesma região onde fica o condomínio de Jair Bolsonaro.
O complexo é formado por cinco unidades prisionais, incluindo presídios de segurança máxima. Entre as instalações da Papuda, há o 19º Batalhão da Polícia Militar (PMDF), conhecido como Papudinha.
Ela tem oito celas – todas no formato de alojamentos coletivos, compostos por banheiro com box, chuveiro, cozinha, lavanderia, quarto e sala – que abrigam ao todo 60 presos. O local é destinado a:
* militares estaduais que ainda mantêm vínculo com a corporação;
* presos militares aguardando eventual condenação que possa resultar na perda do cargo;
* civis com direito à Sala de Estado-Maior, conforme previsto em lei, como advogados regularmente inscritos na OAB e autoridades.
Segundo a Polícia Militar, todas essas instalações foram reformadas em 2020.
Todos os presos podem receber itens de higiene, limpeza, enxoval e roupas definidos pela administração penitenciária, de forma igual para todos.
Também é permitido acesso a televisores e equipamento de ventilação mecânica, de acordo com o regramento da unidade prisional. (Com informações do portal de notícias G1)