Sexta-feira, 19 de setembro de 2025
Por Redação do Jornal O Sul | 19 de setembro de 2025
O CONGREGARH 2025, que acontece no Centro de Eventos da PUCRS, em Porto Alegre, até esta sexta-feira (19), contou com uma palestra internacional, ministrada pelo diretor executivo do Instituto Mindsight e co-diretor fundador da Mindful Awareness Research Center da Universidade da Califórnia, Dan Siegel, nesta quinta-feira (18). A palestra “Integrando a Consciência: do Caos e da Rigidez à Harmonia da Mente Aberta”, apresentou possibilidades para o desenvolvimento de uma mentalidade de crescimento.
Dan explicou que em um mundo cada vez mais volátil, incerto, complexo e ambíguo, que pode ser chamado de “tempos VUCA”, a capacidade de desenvolver a consciência interior surge como uma habilidade essencial para indivíduos e organizações. “É o que precisamos para lidar com os desafios externos que enfrentamos. Não desenvolvemos as habilidades internas necessárias para fazer o que precisamos fazer”, disse.
O professor afirmou que as pessoas estão cada vez mais presas a um “piloto automático”, respondendo a ameaças com reações de luta, fuga e congelamento. Ele comentou que essa resposta automática impede uma visão sistêmica e fomenta a polarização, exemplificada nas divisões sociais e políticas observadas globalmente. “A humanidade pode mudar o curso do seu próprio futuro para que realmente aprendamos a colaborar uns com os outros e com toda a natureza, não apenas agora, mas para as gerações futuras”, ressaltou.
Dan também apresentou os três pilares do treinamento da mente: atenção focada, consciência aberta e intenção gentil. De acordo com o professor, quando esses pontos são postos em prática, eles resultam em benefícios para a saúde, como a diminuição do hormônio do estresse, a melhora da função imunológica, a melhora das funções cerebrais, entre outros. “Se você quer ter certeza de que em tempos VUCA o caos não irá te dominar, você precisa se apoiar nesses três pilares”, destacou.