Quinta-feira, 19 de fevereiro de 2026
Por Redação do Jornal O Sul | 19 de fevereiro de 2026
Após uma longa votação, o Congresso do Peru elegeu José Maria Balcázar (Peru Livre), 83 anos, como novo presidente interino na quarta-feira (18), com 60 votos a favor, contra 46 da candidata María Del Carmen Alva (Ação Popular). A votação ocorreu um dia após o impeachment do presidente José Jerí, retirado do cargo apenas 130 dias após ser escolhido para substituir a também deposta Dina Boluarte — tornando-se o sétimo presidente a não completar um mandato desde 2016, sendo o segundo a ocupar a cadeira da Presidência pelo menor período neste século.
A derrubada de Jerí aprofunda uma ampla crise que transformou o país sul-americano em um dos mais politicamente instáveis do mundo e acontece na reta final das eleições presidenciais e legislativas previstas para daqui a dois meses — no que pode ser um ponto de virada para restabelecer o equilíbrio entre os poderes.
Além de Balcázar e Alva, também se apresentaram para a eleição para o novo mandato interino, que terá como principal missão o acompanhamento da disputa nas urnas e a transição de poder pacífico, Héctor Acuña (Honra e Democracia) e Edgar Reymundo (Bloco Democrático Popular).
Foram necessárias duas votações para chegar a um nome, já que nenhum dos quatro candidatos obteve os votos necessários para ser eleito na primeira sessão.
Na primeira votação, que teve início às 18h (20h em Brasília), Balcázar e Alva receberam 46 e 43 votos, respectivamente, o que levou a uma segunda rodada apenas entre os dois candidatos, conforme as regras do Congresso peruano. Na segunda votação, era necessária uma maioria simples dos votos para ser eleito — Balcázar obteve 60 e Alva, 46.