Quarta-feira, 04 de fevereiro de 2026

Conheça a trajetória de Sergio Peres, novo presidente da Assembleia Legislativa do RS

Eleito e empossado nessa terça-feira (3) para a presidência da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul até janeiro de 2027, Sergio Peres exerce seu quarto mandato (o terceiro consecutivo) de deputado estadual. Ele nasceu em 2 de julho de 1968 na zona rural do município de Caraá – então distrito de Santo Antônio da Patrulha (Litoral Norte), como penúltimo dos 18 filhos de um casal de agricultores.

Desde cedo, trabalhou na pequena propriedade da família, na localidade de Alto Grota, onde dividia o tempo entre a lida na roça e as aulas na Escola de Campo Santa Doroteia. A mudança para a Região Metropolitana de Porto Alegre se deu aos 19 anos, seguindo exemplo de outros irmãos.

Fixado em Gravataí, trabalhou na fábrica de geladeiras Steigleder, funcionário de empresas do ramo metalúrgico e abriu uma pequena firma de comércio de revestimentos decorflex, carpetes e forrações em geral. Também passou a atuar como radialista e ativista no âmbito da Igreja Universal do Reino de Deus, da qual se tornou pastor em 1993.

Peres reside com a esposa Delani (o casal não tem filhos) na cidade de Cachoeirinha há 13 anos. Antes, como religioso, morou nos municípios de Bagé, Bento Gonçalves, Carazinho, Caxias do Sul, Farroupilha, Porto Alegre e Santa Cruz do Sul.

Da religão à política

O trabalho comunitário em projetos da comunidade cristã acabaram por alçá-lo à política. Chegou à Assembleia Legislativa em 2002, no primeiro pleito em que concorreu. Eleito novamente em 2014, 2018 e 2022, já presidiu a Comissão de Direitos Humanos e integrou a de Assuntos Municipais, Educação e Cultura, Ciência e Tecnologia, Constituição e Justiça, dentre outras. Na esfera partidária, iniciou  no PSB e posteriormente migrou para PL, PTB e  Republicanos

Esta é a primeira vez em que ele assume o comando da Assembleia, ineditismo que também se aplica a seu atual partido. Ao assumir a função, nessa terça-feira, o deputado estadual reiterou o municipalismo como pauta de sua atuação no cargo máximo da instituição.

“Sergio Peres é reconhecido por acolher reivindicações de líderes de todos os partidos e de todas as regiões do Estado. Tem defendido no Parlamento e junto ao Governo do Estado demandas nas áreas da saúde, produção rural, estradas, rede de ensino, assistência social, categorias profissionais, acessibilidade e segurança pública”, enaltece o site do Parlamento gaúcho – al.rs.gov.br.

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Sergio Peres assume a presidência da Assembleia Legislativa com plenário lotado e discurso marcado pelo municipalismo e pela fé
Desembargador Eduardo Uhlein assume presidência do Tribunal de Justiça do RS no aniversário de 152 anos da Corte
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play