Terça-feira, 29 de abril de 2025
Por Redação do Jornal O Sul | 13 de abril de 2022
O consórcio Integrasul irá administrar as cinco rodovias gaúchas no bloco 3 das concessões estaduais, que incluem trechos na Serra e no Vale do Caí. Em leilão realizado na tarde desta quarta-feira (13), na sede da B3, a bolsa de valores de São Paulo, a associação das empresas Silva & Bertoli Empreendimentos e Participações Societárias SA e Gregor Participações LTDA, com sede no Paraná, ofereceu desconto de 1,3% sobre o valor base das tarifas de pedágio. Foi única proposta apresentada para o leilão.
O edital contempla rodovias entre a Serra Gaúcha e a Região Metropolitana da Porto Alegre por 30 anos. O projeto prevê execução de obras e exploração dos serviços de operação, conservação, manutenção, melhoramentos e ampliação da capacidade da infraestrutura de transportes. Serão 116,4 quilômetros de duplicações e 59,96 quilômetros de terceiras faixas.
A assinatura do contrato tem prazo estipulado de 120 dias a partir da homologação do resultado do leilão. Quando a concessão entrar em vigor, a cobrança tem início nos pedágios já existentes, enquanto nos demais o preço começa apenas após um ano de contrato. As tarifas ainda devem passar por correção, com base na inflação, no momento em que as cancelas começarem a funcionar.
A expectativa do governo gaúcho é de que o projeto, estruturado pelo BNDES, traga investimentos de 3,4 bilhões de reais nos 30 anos da concessão.
Rodovias que devem receber investimentos