Quinta-feira, 13 de novembro de 2025
Por Redação do Jornal O Sul | 13 de novembro de 2025
A construção da nova Ebap (Estação de Bombeamento de Águas Pluviais) 7, na avenida Sertório, em Porto Alegre, atingiu 42% de execução. A casa de bombas terá capacidade para retirar, a cada segundo, 10 mil litros de água da chuva das vias mais baixas da região, qualificando o sistema de drenagem urbana da bacia do Arroio Areia.
“Essa é uma das obras mais importantes do projeto de macrodrenagem do Arroio Areia. Estamos ampliando a capacidade do sistema para enfrentar eventos climáticos extremos e reduzir os impactos das cheias na região”, afirma o diretor-presidente do Dmae (Departamento Municipal de Água e Esgotos), Vicente Perrone.
A previsão é que, a partir do segundo semestre de 2026, a nova casa de bombas opere em conjunto com a estrutura atual, aumentando em 142% a capacidade total de bombeamento na região da avenida Sertório. O investimento na construção da estação é de R$ 17 milhões.
Reservatório
Outra obra fundamental para minimizar os alagamentos na região é o reservatório de detenção R15, localizado nas dependências do Porto Alegre Country Club. A estrutura, com 90% das obras concluídas, terá capacidade para armazenar até 37,5 milhões de litros de água da chuva. A conclusão também está prevista para 2026.
Complexo
A macrodrenagem do Arroio Areia é composta por 26 obras, das quais 11 já foram concluídas e três estão em andamento. Além da nova Ebap 7 e do reservatório R15, segue em execução a construção de uma bacia de amortecimento na Praça Irani Bertelli, no bairro Vila Ipiranga.
Investimento – O projeto do Arroio Areia tem orçamento total de R$ 108 milhões e beneficiará aproximadamente 180 mil moradores dos bairros Anchieta, Boa Vista, Bom Jesus, Chácara das Pedras, Cristo Redentor, Higienópolis, Jardim Europa, Jardim São Pedro, Passo d’Areia, Santa Maria Goretti, São João, Três Figueiras, Vila Ipiranga e Vila Jardim.