Domingo, 16 de novembro de 2025
Por Redação do Jornal O Sul | 16 de novembro de 2025
A construção da nova ponte sobre o Arroio Guarda Mor, no trecho entre os municípios de Ivorá e o acesso a Faxinal do Soturno, na ERS-348, já está 70% pronta, com pilares concluídos e vigas sendo colocadas. A estrutura se soma a outra ponte e a dois trechos da rodovia, que juntos estão recebendo R$ 229,45 milhões em investimentos do Fundo do Plano Rio Grande (Funrigs)
No km 32 da rodovia, onde a ponte anterior sobre o Arroio Guarda Mor foi levada pela histórica enchente do ano passado, já surge a nova estrutura, que terá 120 metros de extensão, 12 metros de largura, mão dupla e será 3,42 metros mais alta do que a anterior. Esta semana será finalizada a sondagem para colocação do último bloco, e a estimativa é que a obra esteja pronta no início de 2026.
A ERS-348, na região Central do Estado, foi a estrada mais impactada pela enchente de 2-24. Sua recuperação se tornou ainda mais complexa porque, para atender ao pedido da população – que fez um abaixo-assinado com mais de 2 mil assinaturas –, o Daer incluiu dois viadutos.
A reconstrução da ERS-348 é realizada em quatro lotes, sendo dois trechos da rodovia e duas pontes. Antes dos investimentos, o cenário era de destruição, sem uma importante conexão regional.
Um pouco mais adiante, no km 35 da ERS-348, onde se localiza a ponte sobre o rio Soturno, as chuvas de setembro e outubro deste ano também foram um desafio. O grande volume de água que caiu sobre a região levou por duas vezes o acampamento e o material.
Com isso, a estratégia adotada, explica o diretor-geral do Daer, Luciano Faustino, foi levar as equipes e máquinas para reforçarem o trabalho de sondagem do Arroio Guarda Mor para depois se concentrarem na ponte sobre o Rio Soturno. “Essa situação reflete a complexidade da obra como um todo e a necessidade de estudos e planejamento para que as estruturas a serem entregues sejam seguras e resistentes a questões climáticas.”
A ponte sobre o Rio Soturno terá 160 metros de extensão, com 12 metros de largura, mão dupla, e será 2,38 metros mais alta que a anterior, com investimento de R$ 14,7 milhões.
As máquinas também já estão trabalhando no lote da ERS-348 que fica entre São João do Polêsine e Dona Francisca. Serão reconstruídos dez quilômetros, com investimento de R$ 33,2 milhões.
Já no trecho entre Agudo e Dona Francisca, a reconstrução de 13 quilômetros de estrada que foram destruídos pela enchente de 2024 deve começar em dezembro. Com investimento de R$ 169,76 milhões, a obra está na fase de elaboração do projeto pela empresa contratada e incluirá dois viadutos de várzea, de quase 500 metros cada.