Terça-feira, 03 de fevereiro de 2026

Consumidores brasileiros ficaram, em média, mais de dez horas sem energia elétrica em 2023

Os consumidores brasileiros ficaram, em média, 10,4 horas sem energia elétrica em 2023, apontam dados da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica). Segundo a agência, houve melhora na qualidade de prestação do serviço entre 2022 e 2023, com redução no tempo médio e na frequência das quedas de energia.

Em 2022, a duração média das interrupções foi de 11,2 horas. Contudo, os valores de compensação subiram de R$ 765 milhões em 2022 para R$ 1,08 bilhão no ano passado. Esses valores são pagos pelas distribuidoras aos consumidores que sofreram níveis altos de interrupção no fornecimento de energia.

A compensação é feita por meio de descontos na conta de luz. Os dados foram divulgados na sexta-feira (15) pela Aneel. A agência avalia o desempenho das distribuidoras de energia de acordo com dois critérios:

– Tempo médio que cada unidade consumidora, como casas e comércios, ficou sem energia elétrica. Esse indicador é conhecido como DEC (Duração Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora).

– Número médio de interrupções ocorridas, chamado pela Aneel de FEC (Frequência Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora).Cada distribuidora tem uma meta de DEC e FEC individual. A agência, por sua vez, avalia se essas metas foram cumpridas e faz a classificação por meio do desempenho global de continuidade, que é formado a partir dos dois indicadores.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Ministério da Agricultura determina o recolhimento de dez marcas de azeite de oliva
Rússia diz ter matado grande número de soldados ucranianos com “bomba de vácuo”
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play