Segunda-feira, 20 de outubro de 2025
Por Redação do Jornal O Sul | 26 de agosto de 2022
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou que vai manter a bandeira verde para a conta de luz do mês de setembro. Isso significa que os consumidores não terão que arcar com custos adicionais baseados no consumo mensal de energia.
“Essa sinalização reflete boas condições de geração de energia elétrica sem cobrança adicional nas contas de luz, mesmo considerando previsão de crescimento do consumo de energia no país. A bandeira será válida para todos os consumidores conectados ao Sistema Interligado Nacional”, informou a Aneel.
O sistema de bandeiras tarifárias sinaliza o custo real da energia gerada, possibilitando aos consumidores o bom uso da energia elétrica, especialmente quando as condições de geração não são favoráveis. No final de todo mês, a agência decide a cor da bandeira para o mês seguinte, que pode ser verde, amarela ou vermelha patamar 1 ou 2.
Segundo a Aneel, as bandeiras dão transparência ao custo real da energia e permitem ao consumidor se programar e ter um consumo mais consciente. Quando a bandeira está vermelha, por exemplo, ele sabe que precisará economizar e evitar o desperdício de energia.
O custo da produção de energia aumenta, por exemplo, em épocas do ano com poucas chuvas, o que torna necessário o acionamento de usinas térmicas, que são mais poluentes e caras.
A expectativa da Aneel é que a bandeira verde – em vigor desde 16 de abril – continue acionada até o final do ano devido à recuperação dos reservatórios das hidrelétricas.
Até 15 de abril, estava em vigor a bandeira de escassez hídrica, a mais cara do sistema, que adiciona R$ 14,20 à conta de luz por 100 quilowatt-hora (KWh) consumidos no mês.
A partir de 16 de abril, deixou de valer a bandeira de escassez hídrica e entrou em vigor a bandeira verde, acionada até hoje.
A única exceção eram as famílias de baixa renda inscritas na Tarifa Social de energia elétrica, que já estavam isentas de custos adicionais desde dezembro.
Segundo a Aneel e o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), a agência deve manter acionada a bandeira verde para todos os consumidores até o final de 2022.
Entretanto, o adicional pode voltar a partir de 2023, a depender dos custos para a produção de energia elétrica.
Escassez hídrica
A bandeira de escassez hídrica é a mais cara do sistema e foi criada em setembro do ano passado para fazer frente aos custos adicionais para a produção de energia gerados pela crise hídrica.
Para compensar a queda na produção das usinas hidrelétricas, o governo teve que acionar usinas térmicas, mais caras e poluentes.
Porém, no início de abril o governo afirmou que o nível de chuvas nos últimos meses e a adoção de medidas emergenciais contribuíram para reduzir a contratação das termelétricas, o que permitiu acionar a bandeira verde antes do previsto.