Sexta-feira, 31 de outubro de 2025
Por Redação do Jornal O Sul | 31 de outubro de 2025
 
	
			 
O espetáculo “Conversa de Cordas” será realizado neste sábado (1º) e domingo (2) no Teatro Oficina Olga Reverbel, em Porto Alegre. O evento reunirá os violonistas Marcello Caminha, Mathias 7 Cordas e Pedro Franco.
A ideia partiu de Caminha, de 51 anos, o mais “experiente” do trio, que, ao longo da sua trajetória, popularizou o violão gaúcho sem deixar de transitar por diversos gêneros musicais, em parceria com artistas que vão do rap ao death metal.
“O violão é um instrumento que talvez seja o mais universal de todos e, com isso, ele permite, dentro de seu universo, muitos estilos diferentes. Nada mais bonito que unir violonistas que possuem identidades musicais distintas e que caminham para um mesmo contexto, que é a celebração deste instrumento. Por isso, tivemos a ideia de juntar o meu violão regional, o sete cordas-choro do Mathias e o Pedro com o jazz e estilos mais universais, convergindo para essa comemoração do violão brasileiro e gaúcho”, disse o músico.
No palco, Caminha e Pedro Franco serão os solistas da noite, com Mathias com seu sete cordas fazendo bordoneios característicos do instrumento, sendo a ponte entre o regionalismo gaúcho e brasileiro. No repertório, um passeio pelo violão brasileiro, englobando o violão gaúcho, do Sudeste do Brasil, principalmente Rio de Janeiro e São Paulo, com o choro, e do Nordeste, com seus clássicos, além de composições autorais de cada um.
Mais do que um concerto, o show é um encontro de estilos e gerações que celebra a diversidade e a riqueza da música de cordas no Brasil, em um diálogo vivo, criativo e emocionante.
Serviço:
O que: “Conversa de Cordas” – show com Marcello Caminha, Mathias Pinto e Pedro Franco
Onde: Teatro Oficina Olga Reverbel, Multipalco Eva Sopher (rua Riachuelo, 1.089, Centro Histórico de Porto Alegre)
Quando: 1º e 2 de novembro, às 19h.
Ingressos: https://theatrosaopedro.eleventickets.com ou na bilheteria do teatro.