Quinta-feira, 11 de dezembro de 2025

Copa do Brasil terá duas vagas para a Libertadores a partir de 2026; Brasileirão perde uma vaga

A Copa do Brasil passará a oferecer duas vagas para a Copa Libertadores da América a partir da próxima temporada. A mudança, comunicada aos clubes da Série A nesta quinta-feira (11), durante o Conselho Técnico do Brasileirão 2026, implica a retirada de uma das seis vagas que até 2025 eram garantidas pelo Campeonato Brasileiro.

Com isso, o Brasileirão, que atualmente classifica quatro equipes diretamente para a fase de grupos e duas para as fases preliminares, passará a ter cinco vagas no total. A segunda vaga da Copa do Brasil será destinada ao vice-campeão, além da já tradicional vaga do campeão.

Apesar da confirmação da mudança, a CBF ainda não definiu se a nova vaga será direta para a fase de grupos ou para a fase preliminar da Libertadores. A entidade também estuda como proceder caso um ou ambos os finalistas da Copa do Brasil já estejam classificados via Brasileirão, situação que exigirá redistribuição das vagas.

A alteração faz parte da estratégia da CBF de valorizar ainda mais a Copa do Brasil, que será ampliada em 2026:  Pelo menos 126 clubes participarão da próxima edição, contra 92 deste ano.

Até então, apenas o campeão garantia vaga na Libertadores, o que diminuía o interesse de alguns clubes nas fases iniciais. O principal atrativo era financeiro: o campeão de 2025 recebeu R$ 77,1 milhões, além das premiações acumuladas ao longo das fases anteriores.

Tradicionalmente realizado entre fevereiro e março, o Conselho Técnico da Série A foi antecipado para dezembro devido à reformulação do calendário do futebol brasileiro. A primeira rodada do Brasileirão 2026 está marcada para o fim de semana de 28 de janeiro.

A mudança representa uma das maiores alterações estruturais recentes no sistema de classificação para a Libertadores e promete aumentar a competitividade da Copa do Brasil já a partir da próxima temporada.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Esporte

“Se eu fosse presidente, teria salvo 80% das pessoas”, diz Lula sobre a Covid-19
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play