Sexta-feira, 28 de novembro de 2025
Por Redação do Jornal O Sul | 28 de novembro de 2025
Pelo segundo ano consecutivo, a decisão da Copa Libertadores é disputada entre clubes brasileiros. Flamengo e Palmeiras entram em campo neste sábado (29), às 18h, no Estádio Monumental de Lima, no Peru.
Esta é a segunda final do torneio entre as duas equipes. Em 2021, no Estádio Centenário, em Montevidéu, no Uruguai, o Verdão conquistou o tricampeonato ao vencer o Rubro-Negro por 2 a 1 na prorrogação, com gols de Raphael Veiga e Deyverson. O gol carioca foi marcado por Gabigol.
Primeiro tetracampeão
Ambos os clubes possuem três títulos da Libertadores. O Palmeiras foi campeão em 1999, 2020 e 2021. Já o Flamengo conquistou o troféu em 1981, 2019 e 2022.
O vencedor desta decisão se tornará o primeiro tetracampeão brasileiro da história da competição intercontinental.
Palmeiras na Libertadores 2025
O Palmeiras teve campanha impecável na fase de grupos, vencendo os seis jogos e terminando como líder geral da competição. No Grupo A, enfrentou Bolívar, Sporting Cristal e Cerro Porteño, somando 18 pontos.
Nas semifinais, o time de Abel Ferreira protagonizou uma das viradas mais marcantes da história da competição. Após ser derrotado por 3 a 0 pela LDU, em Quito, o time paulista respondeu de forma avassaladora diante da sua torcida: fez 4 a 0 no Allianz Parque e garantiu vaga na grande final.
Flamengo na Libertadores 2025
O Flamengo teve trajetória mais oscilante. Na fase de grupos, terminou em segundo lugar no Grupo C, com três vitórias, dois empates e uma derrota, enfrentando LDU, Central Córdoba e Deportivo Táchira.
Os comandados de Filipe Luís confirmaram a classificação ao superar o Racing. A equipe carioca venceu o primeiro duelo no Maracanã por 1 a 0, resultado que foi suficiente após o empate sem gols no jogo de volta, disputado na Argentina.
Arbitragem
A Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) definiu o argentino Darío Humberto Herrera, de 40 anos, como o árbitro da decisão da Copa Libertadores 2025.
Ele integra o quadro internacional da Conmebol desde 2015, mas, apesar de estar presente em grandes jogos do futebol argentino, essa será a primeira decisão continental que ele vai apitar.
Herrera nunca participou de uma Copa do Mundo, apenas de jogos das Eliminatórias. Recentemente, esteve na Copa do Mundo Sub-20.
Final de 2024
Na temporada passada, enquanto o Atlético-MG buscava o bicampeonato da Libertadores, o Botafogo conquistou o título inédito ao vencer por 3 a 1. A partida foi disputada no dia 30 de novembro de 2024 no estádio Monumental de Nuñez, em Buenos Aires, na Argentina.