Sábado, 11 de outubro de 2025
Por Redação do Jornal O Sul | 11 de outubro de 2025
Com a presença do ditador Kim Jong-un, a Coreia do Norte realizou, na noite de sexta-feira (10), um grande desfile militar para exibir o seu novo míssil balístico intercontinental.
O evento marcou o 80º aniversário da fundação do Partido dos Trabalhadores da Coreia do Norte. O primeiro-ministro chinês, Li Qiang, o ex-presidente russo Dmitry Medvedev e o chefe do Partido Comunista do Vietnã, To Lam, estavam ao lado de Kim Jong-un no desfile. As informações foram divulgadas neste sábado (11) pela agência de notícias estatal KCNA.
O novo míssil balístico intercontinental Hwasong-20 foi descrito pela KCNA como o “sistema de armas nucleares estratégicas mais forte” do país.
O armamento é capaz de atingir qualquer lugar no território continental dos Estados Unidos, mas ainda há dúvidas sobre a sofisticação do seu sistema de orientação para acertar um alvo.
Em seu discurso no desfile, o ditador norte-coreano disse que o heroísmo militar não será visto apenas na defesa da Coreia do Norte, mas também em “postos avançados da construção socialista”.