Segunda-feira, 16 de junho de 2025
Por Redação do Jornal O Sul | 17 de abril de 2020
Um dos principais motivos para Porto Alegre manter o isolamento mais restrito é ganhar tempo na preparação dos leitos hospitalares. Para aumentar a oferta de espaços, o prefeito Nelson Marchezan Júnior anunciou um convênio com o Hospital São Lucas da PUC-RS.
O anúncio foi feito durante visita do prefeito as novas instalações da UTI pediátrica do Hospital Materno Infantil Presidente Vargas. Marchezan destacou que quando se fala em números de infectados o que pesa mais é o índice de leitos ocupados e não a quantidade de casos confirmados com coronavírus. O prefeito ainda informou que na última semana a média de ocupação está estabilizada.
“Essa estrutura é outro elemento, é outro número de acompanhamento da preparação da máquina pública, é o que está entre a contaminação e entre o óbito que são os leitos de UTIs ocupados, então Porto Alegre tem hoje em torno de 40 leitos ocupados e a gente vem crescendo nos últimos sete a dez dias a um volume considerável adequado”, disse o prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan Júnior.
Já na manhã desta quinta-feira (16), em entrevista exclusiva à Rádio Pampa, o prefeito de Porto Alegre garantiu não basear o plano de ação do município nos dados de casos confirmados, em função da falta de testes.
“Então a gente usa dois números, um número finalístico que é o resultado, que são os óbitos, no qual nós estamos com oito mortes e o número de leitos de UTI ocupados que é um dos números que influenciam os números de morte no mundo inteiro, porque quando faltam leitos de UTI com respiradores, o número de óbitos aumenta muito”, relatou Marchezan.
O convênio firmado com o Hospital São Lucas vai aumentar a estrutura do Hospital Materno Infantil Presidente Vargas. O acordo inclui 93 novos leitos totalizando 185 ativos. As áreas desativadas vão ser adequadas e reabertas seguindo as determinações da vigilância em saúde. A medida busca evitar a superlotação dos leitos hospitalares.