Sexta-feira, 07 de novembro de 2025

Corsan inicia obra preventiva de transposição de água para manter abastecimento de Passo Fundo

Devido à falta de chuvas no Estado, a Corsan iniciou, nesta segunda-feira (13), as obras para a transposição de água de um lago de Passo Fundo e seu transporte para o arroio Miranda até a barragem do mesmo nome, assegurando mais segurança ao abastecimento da cidade. A conclusão da obra deve ocorrer, no máximo, até quarta-feira (15), quando entra em operação.

O lago de onde a água será retirada é artificial, apresentando uma profundidade de até 70 metros e capacidade de 700 mil metros cúbicos. A obra consiste na montagem de toda a estrutura necessária para a transposição, com instalação de bombas de recalque, balsa de sustentação, geradores de energia, tubulação de adução e demais equipamentos necessários.

A Corsan mobilizou várias equipes, que estão trabalhando simultaneamente: duas da área eletromecânica, na montagem dos equipamentos; uma da área operacional, executando redes e interligações; e uma equipe dando apoio logístico.

Estratégia preventiva

Para garantir a segurança do abastecimento em Passo Fundo, desde dezembro passado a Corsan realiza a transposição de água do Jacuí para a barragem da Fazenda da Brigada. Essa também é uma ação preventiva e temporária, que vem se repetindo desde 2011 nos períodos de estiagem. No caso do Jacuí, quatro quilômetros de tubulação levam a água do rio até a barragem.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Dilma Rousseff critica privatização da Eletrobras
Atirador mata três pessoas e fere cinco em universidade nos Estados Unidos
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play