Segunda-feira, 29 de setembro de 2025

CPI da Covid convoca o presidente da Agência Nacional de Saúde para falar da Prevent Senior

A CPI da Covid aprovou nesta quinta-feira (30) a convocação de Paulo Roberto Vanderlei Rebello Filho, diretor-presidente da Agência Nacional de Saúde (ANS). A convocação de Rebello Filho passou a ser defendida após as denúncias envolvendo a operadora de planos de saúde Prevent Senior.

Senadores querem saber se houve omissão da agência diante das acusações contra a operadora.

Na última terça-feira (28), em depoimento à CPI, a advogada Bruna Morato relatou uma rotina de ameaças a médicos da operadora de saúde Prevent Senior durante a pandemia de covid. A empresa contesta as acusações.

Representante de 12 médicos que trabalharam na empresa, ela apontou falta de autonomia dos profissionais, exigência da prescrição de remédios ineficazes e o envolvimento da empresa em um “pacto” com o chamado “gabinete paralelo” do Palácio do Planalto, que, segundo a CPI, orientava o presidente Jair Bolsonaro sobre condutas para o enfrentamento da pandemia.

A previsão é que o diretor-presidente da ANS compareça à CPI na próxima quinta-feira (7), quando está prevista a última sessão destinada a depoimentos.

Em calendário divulgado nesta quinta, o presidente Omar Aziz (PSD-AM) planeja a votação do relatório final da CPI no dia 20 de outubro.

Autor do requerimento de convocação, o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) ressaltou que cabe à ANS exercer “poder de polícia administrativo e promover a defesa do interesse público na assistência suplementar à saúde”.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de em foco

Grupo protesta contra Prevent Senior, empresa alvo da CPI da Covid, em São Paulo por “justiça aos mortos”
Estudo brasileiro explica por que algumas pessoas não se infectam com o coronavírus
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play