Domingo, 09 de novembro de 2025

CPI das ONGs deve ser instalada no Senado no dia 14 deste mês

Está prevista para este mês a instalação de mais uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) no Congresso Nacional. O colegiado investigará as ONGs (organizações não-governamentais). A sessão para eleger o presidente e indicar o relator foi agendada para o dia 14, às 14h.

O acordo entre os senadores é para que o presidente da comissão seja o senador Plínio Valério (PSDB-AM). Para a relatoria, o nome mais cotado, por enquanto, é o do senador Márcio Bittar (União Brasil-AC).

“O objetivo é mostrar que muitas ONGs, principalmente as ambientais, se utilizam do nome Amazônia para os seus membros ficarem ricos. Eles ficam ricos, mas quem os financia consegue o objetivo que quer: imobilizar a Amazônia, botar cadeados que não podemos cerrar. Cadeados ambientais. Hoje, na Amazônia não se pode fazer nada”, disse o parlamentar.

O autor do pedido de abertura da CPI afirmou ainda que a comissão não é contra o atual governo e que levantará dados de governos anteriores. “A CPI não é contra o governo, é uma CPI contra ONGs que nos prejudicam. Claro que nós vamos remontar governos anteriores do PT e vai ficar patente que o PT financiou”, destacou Valério.

Essa é a terceira vez que o senador tenta emplacar a CPI das ONGs. Nas tentativas anteriores, ela não saiu do papel. Até o momento, existem quatro CPIs em funcionamento na Câmara dos Deputados e no Senado: Americanas, 8 de Janeiro, Apostas Esportivas e MST.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Desperdício de água aumenta pelo sexto ano seguido no Brasil
Roubos de cargas causaram prejuízo de 1,2 bilhão no ano passado no Brasil
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play