Quinta-feira, 30 de abril de 2026

CPI do Crime aprova convites a Dias Toffoli, Alexandre de Moraes e Gabriel Galípolo por caso Master

A CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) do Crime Organizado aprovou, nesta quarta-feira (25), uma série de convites para que autoridades e especialistas prestem esclarecimentos ao colegiado. Entre os nomes estão os ministros Dias Toffoli e Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), além do presidente do Banco Central do Brasil, Gabriel Galípolo.

Como se tratam de convites — e não convocações —, os chamados não são obrigatórios, e as autoridades podem optar por não comparecer.

Autoridades convidadas

Foram convidados para participar das oitivas:
• Dias Toffoli, ministro do STF;
• Alexandre de Moraes, ministro do STF;
• Viviane Barci de Moraes, advogada;
• Gabriel Galípolo, presidente do Banco Central;
• Tomás Miguel Ribeiro Paiva, comandante do Exército;
• Danilo Lovisaro do Nascimento, procurador-geral do Ministério Público do Estado do Acre e presidente nacional do Grupo Nacional de Combate às Organizações Criminosas (GNCOC);
• Carlos Rocha Sanches, superintendente regional da Polícia Federal no Acre;
• Delegado Uirá Ferreira do Nascimento, diretor-geral da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro;
• Tenente-coronel Marcelo de Castro Corbage, comandante do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope);
• Lucas de Morais Gualtieri, procurador federal e coordenador da Operação Trapiche (Gaeco-MG);
• Christian Vianna de Azevedo, oficial da Polícia Federal;
• Alberto Simonetti, presidente da OAB-DF;
• Isabella Buium, especialista em compliance e criptoativos;
• Loretta Napoleoni, especialista em financiamento ao terrorismo;
• Emanuele Ottolenghi, especialista em redes de ameaças híbridas e financiamento do terrorismo;
• Armando Antão Cortez, chefe do Secretariado para Análise Integral do Terrorismo Internacional (SAIT), da Argentina.

A CPI do Crime Organizado foi instalada com o objetivo de investigar a atuação de organizações criminosas e seus possíveis vínculos com agentes públicos e estruturas institucionais.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Porto Seco terá UPA e 12 profissionais da saúde durante os desfiles das escolas de samba de Porto Alegre
Caso Marielle: ministro Alexandre de Moraes vota pela absolvição de Rivaldo Barbosa, ex-chefe da Polícia Civil, pelos homicídios
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play