Terça-feira, 16 de dezembro de 2025
Por Redação do Jornal O Sul | 15 de dezembro de 2025
Transcorridos quatro dias desde que as bancadas da Assembleia Legislativa concluíram a indicação de seus deputados para a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Pedágios, o colegiado tem sua intalação anunciada para as 18h desta terça-feira. No foco da investigação estão possíveis irregularidades nos contratos de concessão de rodovias vinculados ao programa “RS Parcerias”.
A formalização da CPI estará a cargo do presidente do Parlamento, Pepe Vargas (PT). Já os trabalhos devem começar na sexta (19), com a primeira reunião dos membros titulares para definir o relator, vice-presidente, plano inicial de diligências, oitivas e análises técnicas.
O critério de composição é proporcional ao número de membros das bancadas. As maiores — Federação PT/PCdoB e PP — terão três e duas indicações, respectivamente. MDB, Republicanos, PL, União Brasil, PSDB e PDT , por sua vez, terão um representante cada. Já a presidência da comissão será exercida pelo deputado Paparico Bacchi (PL), autor do requerimento que originou a CPI.
No foco da Comissão estão os Blocos 1 e 2 de concessão de rodovias, ainda em fase preliminar de licitação, além do Bloco 3 (“Caminhos da Serra Gaúcha”), já em execução. Possíveis inconsistências na modelagem econômico-financeira, falhas nos estudos de demanda e uso de dados desatualizados devem ser analisados pelo grupo, assim como a transparência das audiências públicas, pedágio eletrônico e emprego de recursos públicos, dentre outros.
Titulares
– Paparico Bacchi (presidente) – PL.
– Miguel Rossetto – Federação PT/PCdoB.
– Sofia Cavedon – Federação PT/PCdoB.
– Haley Lino – Federação PT/PCdoB.
– Frederico Antunes – PP.
– Guilherme Pasin – PP.
– Rafael Braga – MDB.
– Capitão Martim – Republicanos.
– Professor Bonatto – PSDB.
– Tiago Cadó – PDT.
– Aloisio Classmann – União Brasil.
– Felipe Camozzato – Novo.
(Marcello Campos)