Segunda-feira, 12 de janeiro de 2026

Crise histórica provoca sucateamento do INSS, afirma Cherini

O deputado federal Giovani Cherini (PL) criticou ontem o abandono e a falta de atenção do governo federal ao INSS, que, além de enfrentar problemas de corrupção, vem sendo sucateado, dificultando a vida dos aposentados:

“Enquanto o desgoverno faz festa na Amazônia, os mais vulneráveis sofrem na fila do INSS. A fila bateu recorde histórico: quase 3 milhões de pedidos pendentes para análise. Isso não é tragédia… é incompetência institucional”, afirma Cherini.

Pré-candidatura de Edegar Pretto ao Piratini será anunciada dia 30

O PT gaúcho confirmou para o dia 30 o lançamento da pré-candidatura do ex-deputado Edegar Pretto ao governo do Estado. O presidente estadual do partido, Valdeci Oliveira, vem dialogando com outros seis partidos para formar a Frente Pluripartidária, com PSB, PDT, PCdoB, PSOL, PV e Rede. Edegar Pretto, nos discursos feitos nos roteiros políticos, diz que sua proposta é o governo do Estado e que não tem planos de concorrer a vice ou a deputado federal.

Prefeito de Cachoeirinha, Cristian Wassen, diz que “uma gestão séria incomoda muita gente”

O prefeito de Cachoeirinha, Cristian Wassen (MDB), disse ontem que a sua gestão “vem incomodando muita gente, e isso é comum tanto na administração privada quanto na administração pública, quando o administrador é sério e transparente para a população e tem uma cidade em pleno desenvolvimento”.

O prefeito participou do programa Pampa Debates, na TV Pampa, e alertou que “a população tem que estar cada vez mais atenta de o gestor público manter o equilíbrio entre a política e a gestão”. Segundo Cristian, “a política de forma alguma pode atropelar a gestão pública. Porque uma cidade não vai estar em desenvolvimento se a política tomar conta da gestão. Ela tem que ter um equilíbrio muito grande.” O prefeito elogiou a parceria do vice-prefeito, o delegado de Polícia João Paulo Martins (PP), e mencionou algumas conquistas de Cachoeirinha:

“Arrumamos a casa nos últimos três anos e estamos hoje, dentro do limite prudencial, com as contas em dia, entregando escolas, uniforme escolar completo, unidades de saúde em construção, o maior plano de pavimentação da história da cidade e ecopontos-modelo. Vamos continuar esse desenvolvimento, manter esse modo de gestão transparente. E tenho certeza de que os vereadores vão ter consciência disso”, afirmou.

CREMERS propõe, em Brasília, sugestões para o planejamento da formação médica

O Conselho Regional de Medicina do RS avançou na defesa de contribuições ao planejamento da formação médica e à reavaliação do Edital 1/2023 do MEC. Em Brasília, o vice-presidente do CREMERS, Eduardo Neubarth Trindade, e a conselheira Tânia Furlanetto reuniram-se com o secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, Felipe Proenço de Oliveira, para apresentar essas contribuições.

A proposta, explica o vice-presidente do CREMERS, prioriza qualidade do ensino, segurança do paciente e equilíbrio no uso de cenários de estágio.

“Não tem como haver expansão. Os campos de prática estão totalmente saturados. Qualidade da formação médica é compromisso com a segurança do paciente”, afirmou Eduardo Neubarth Trindade.

Surpresa na COP30: Contag patrocinou caminhão na Marcha dos Povos Originários

Um dos momentos derradeiros da COP30 mostrou uma cena melancólica: as ministras Marina Silva e Sônia Guajajara discursando em cima de um caminhão decorado com faixas da Contag (Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares). A associação é investigada pela Polícia Federal por desviar mais de R$ 2 bilhões no escândalo do INSS e já foi convocada para a CPMI. Parlamentares buscam entender qual é a influência da Contag, que patrocinou, em Belém, o caminhão na Marcha dos Povos Originários, com ministros do governo federal.

Amcham Brasil – Eliminação das sobretaxas dos Estados Unidos para determinados produtos brasileiros

A propósito da eliminação das sobretaxas dos Estados Unidos para alguns produtos brasileiros, a Amcham Brasil, maior Câmara Americana de Comércio fora dos Estados Unidos, encaminhou ao jornalista Flavio Pereira a seguinte nota:

“A Amcham Brasil avalia como muito positiva a decisão anunciada hoje pelo governo dos Estados Unidos de eliminar as sobretaxas de 40%, em vigor desde agosto, sobre um conjunto de produtos brasileiros — incluindo itens relevantes da pauta exportadora para o mercado americano, como café, carnes bovinas, frutas e óleos essenciais.

A medida representa um avanço importante rumo à normalização do comércio bilateral, com efeitos imediatos para a competitividade das empresas brasileiras envolvidas e sinaliza um resultado concreto do diálogo em alto nível entre os dois países.

Ao mesmo tempo, a Amcham reforça a necessidade de intensificar esse diálogo entre Brasil e Estados Unidos, com o objetivo de estender a eliminação dessas sobretaxas aos demais produtos ainda impactados – com destaque para bens industriais – e de aprofundar a cooperação bilateral em temas de interesse mútuo.” (Por Flavio Pereira – @flaviorrpereira)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Flávio Pereira

TRF4 inaugura exposição com depoimentos de integrantes negros sobre questões raciais
Prefeito de Cachoeirinha, Cristian Wassen diz que “uma gestão séria incomoda muita gente”
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play