Sábado, 22 de novembro de 2025
Por Redação do Jornal O Sul | 21 de novembro de 2025
O deputado federal Giovani Cherini (PL) criticou ontem o abandono e a falta de atenção do governo federal ao INSS, que, além de enfrentar problemas de corrupção, vem sendo sucateado, dificultando a vida dos aposentados:
“Enquanto o desgoverno faz festa na Amazônia, os mais vulneráveis sofrem na fila do INSS. A fila bateu recorde histórico: quase 3 milhões de pedidos pendentes para análise. Isso não é tragédia… é incompetência institucional”, afirma Cherini.
Pré-candidatura de Edegar Pretto ao Piratini será anunciada dia 30
O PT gaúcho confirmou para o dia 30 o lançamento da pré-candidatura do ex-deputado Edegar Pretto ao governo do Estado. O presidente estadual do partido, Valdeci Oliveira, vem dialogando com outros seis partidos para formar a Frente Pluripartidária, com PSB, PDT, PCdoB, PSOL, PV e Rede. Edegar Pretto, nos discursos feitos nos roteiros políticos, diz que sua proposta é o governo do Estado e que não tem planos de concorrer a vice ou a deputado federal.
Prefeito de Cachoeirinha, Cristian Wassen, diz que “uma gestão séria incomoda muita gente”
O prefeito de Cachoeirinha, Cristian Wassen (MDB), disse ontem que a sua gestão “vem incomodando muita gente, e isso é comum tanto na administração privada quanto na administração pública, quando o administrador é sério e transparente para a população e tem uma cidade em pleno desenvolvimento”.
O prefeito participou do programa Pampa Debates, na TV Pampa, e alertou que “a população tem que estar cada vez mais atenta de o gestor público manter o equilíbrio entre a política e a gestão”. Segundo Cristian, “a política de forma alguma pode atropelar a gestão pública. Porque uma cidade não vai estar em desenvolvimento se a política tomar conta da gestão. Ela tem que ter um equilíbrio muito grande.” O prefeito elogiou a parceria do vice-prefeito, o delegado de Polícia João Paulo Martins (PP), e mencionou algumas conquistas de Cachoeirinha:
“Arrumamos a casa nos últimos três anos e estamos hoje, dentro do limite prudencial, com as contas em dia, entregando escolas, uniforme escolar completo, unidades de saúde em construção, o maior plano de pavimentação da história da cidade e ecopontos-modelo. Vamos continuar esse desenvolvimento, manter esse modo de gestão transparente. E tenho certeza de que os vereadores vão ter consciência disso”, afirmou.
CREMERS propõe, em Brasília, sugestões para o planejamento da formação médica
O Conselho Regional de Medicina do RS avançou na defesa de contribuições ao planejamento da formação médica e à reavaliação do Edital 1/2023 do MEC. Em Brasília, o vice-presidente do CREMERS, Eduardo Neubarth Trindade, e a conselheira Tânia Furlanetto reuniram-se com o secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, Felipe Proenço de Oliveira, para apresentar essas contribuições.
A proposta, explica o vice-presidente do CREMERS, prioriza qualidade do ensino, segurança do paciente e equilíbrio no uso de cenários de estágio.
“Não tem como haver expansão. Os campos de prática estão totalmente saturados. Qualidade da formação médica é compromisso com a segurança do paciente”, afirmou Eduardo Neubarth Trindade.
Surpresa na COP30: Contag patrocinou caminhão na Marcha dos Povos Originários
Um dos momentos derradeiros da COP30 mostrou uma cena melancólica: as ministras Marina Silva e Sônia Guajajara discursando em cima de um caminhão decorado com faixas da Contag (Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares). A associação é investigada pela Polícia Federal por desviar mais de R$ 2 bilhões no escândalo do INSS e já foi convocada para a CPMI. Parlamentares buscam entender qual é a influência da Contag, que patrocinou, em Belém, o caminhão na Marcha dos Povos Originários, com ministros do governo federal.
Amcham Brasil – Eliminação das sobretaxas dos Estados Unidos para determinados produtos brasileiros
A propósito da eliminação das sobretaxas dos Estados Unidos para alguns produtos brasileiros, a Amcham Brasil, maior Câmara Americana de Comércio fora dos Estados Unidos, encaminhou ao jornalista Flavio Pereira a seguinte nota:
“A Amcham Brasil avalia como muito positiva a decisão anunciada hoje pelo governo dos Estados Unidos de eliminar as sobretaxas de 40%, em vigor desde agosto, sobre um conjunto de produtos brasileiros — incluindo itens relevantes da pauta exportadora para o mercado americano, como café, carnes bovinas, frutas e óleos essenciais.
A medida representa um avanço importante rumo à normalização do comércio bilateral, com efeitos imediatos para a competitividade das empresas brasileiras envolvidas e sinaliza um resultado concreto do diálogo em alto nível entre os dois países.
Ao mesmo tempo, a Amcham reforça a necessidade de intensificar esse diálogo entre Brasil e Estados Unidos, com o objetivo de estender a eliminação dessas sobretaxas aos demais produtos ainda impactados – com destaque para bens industriais – e de aprofundar a cooperação bilateral em temas de interesse mútuo.” (Por Flavio Pereira – @flaviorrpereira)