Terça-feira, 16 de dezembro de 2025

Cruzeiro define Tite como técnico e projeta temporada 2026

O Cruzeiro oficializou, na tarde desta terça-feira, a contratação do técnico Tite, que assinou vínculo válido até dezembro de 2026. A confirmação ocorreu após a chegada do treinador à Toca da Raposa, onde ele conheceu as instalações do clube acompanhado do agente Gilmar Veloz, do dono da SAF Pedro Lourenço, do vice Pedro Junio e do diretor esportivo Joaquim Pinto. Antes da assinatura, Tite e seus representantes participaram de um almoço com a cúpula celeste.

O treinador desembarcou em Belo Horizonte pela manhã, em um jatinho particular de Pedro Lourenço. Ele assume a vaga deixada por Leonardo Jardim, que pediu desligamento por motivos pessoais.

Ao deixar o CT, Tite falou brevemente com a imprensa e resumiu o sentimento pela nova etapa: “Orgulho e gratidão. Um agradecimento pelo convite.”

Tite não chega sozinho. Junto com ele, foram contratados:

Matheus Bachi – auxiliar técnico

Vinicius Bergantin – auxiliar técnico

Fábio Mahseredjian – preparador físico

Bachi e Mahseredjian trabalhavam no Santos, enquanto Bergantin vinha atuando no Avaí. A nova comissão inicia os trabalhos na pré-temporada, marcada para o início de janeiro.

O Cruzeiro estreia no Campeonato Mineiro no dia 10 de janeiro, contra o Pouso Alegre, no Mineirão. Pelo Brasileirão, a equipe inicia a campanha diante do Botafogo, no Rio de Janeiro, no fim de fevereiro.

Aos 64 anos, Tite volta ao comando de um clube após mais de um ano sem trabalhar. Seu último emprego foi no Flamengo, de onde saiu em setembro de 2024. Em abril de 2025, chegou a ter um acordo verbal com o Corinthians, mas desistiu de assumir o time após sofrer uma crise de ansiedade. Recentemente, afirmou estar recuperado e pronto para retornar ao futebol.

Esta será a segunda experiência de Tite no futebol mineiro. Em 2005, comandou o Atlético-MG no Brasileirão, deixando o clube pouco antes do rebaixamento para a Série B. Em 2022, declarou ter um “senso de dívida” com o Galo, agora, assume justamente o arquirrival.

A carreira do treinador é marcada por grandes conquistas, especialmente no Corinthians, onde venceu:

Brasileirão (2011 e 2015)

Libertadores (2012)

Mundial da Fifa (2012)

Paulista (2013)

Recopa Sul-Americana (2013)

Além disso, dirigiu a Seleção Brasileira em duas Copas do Mundo, sendo eliminado nas quartas de final em 2018 e 2022. Passou ainda por Grêmio, Palmeiras, Inter, Al Ain, Al-Wahda e Flamengo.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Esporte

Governo gaúcho destaca Polícia Penal para realização de revistas preventivas em unidades prisionais no Litoral
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play