Terça-feira, 14 de outubro de 2025

Curso gratuito de audiovisual tem 120 vagas para artistas e produtores no RS

Estão abertas até 25 de outubro as inscrições para a segunda turma do curso gratuito “Com que vídeo eu vou?”, voltado a artistas visuais e produtores culturais do Rio Grande do Sul. Com 120 vagas e aulas de janeiro a fevereiro, a atividade prevê conteúdos ministrados de forma online – na pauta, o poder do audiovisual para potencializar e divulgar realizações em diversos segmentos.

A adesão deve ser feita por meio de link disponível no portal comquevideoeuvou.com.br. É obrigatório o cadastro habilitado junto à Secretaria de Estado da Cultura (Sedac).

Os tópicos abordados contemplam aspectos como linguagem básica do audiovisual, formas de distribuição e formação de canais e perfis online, escolha de formatos, técnicas de criação e roteirização, recursos técnicos, contratação de produtores e realização de parcerias. Abrangem, ainda, a discussão sobre o uso de inteligência artificial como auxiliar de criação e produção, dentre outros temas.

A capacitação também conta com um manual didático gratuito, exclusivamente concebido para o projeto, que servirá como material de referência e consulta e traz uma bibliografia adicional para aprofundamento posterior dos conhecimentos. Ao fim do curso é fornecido certificado de participação.

“A diversidade de aplicações do curso é vasta, abrangendo desde o uso das plataformas digitais para ampliar a visibilidade do trabalho até a criação de projetos de memória e patrimônio, como a organização de acervos em áudio e vídeo”, explica Joana Tassinari, fundadora da CQV e mestre em Comunicação e Cultura com atuação de 30 anos no mercado audiovisual.

O próprio formato do curso é adaptável a diferentes segmentos profissionais. Responsável pela coordenação acadêmica do conteúdo juntamente com Igor Waltz, doutor em Comunicação, Joana acrescenta:

“Em relação aos aspectos mercadológicos, abordaremos a forma como o material será exibido, desde os locais de exibição até as redes sociais”, detalha Joana. “Apresentaremos uma pesquisa detalhada sobre redes sociais, que abordará as possibilidades e formas de utilização. Portanto, o curso oferece uma base mais ampla”.

Módulo prático e presencial

A capacitação teórica será ministrada ao vivo, através da plataforma Zoom. Os participantes estarão divividos em quatro turmas de 30 componentes, incluindo um grupo no formato inclusivo para pessoas com deficiência (PCD), com tradução simultânea em Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Uma primeira turma já está andamento neste semestre, nos mesmos moldes da próxima. Quem tiver participado de qualquer uma das duas terá acesso exclusivo a um terceiro módulo, com aulas práticas e presenciais em sete cidades gaúchas, a partir de março do ano que vem. Serão 160 vagas para oito turmas de 20 integrantes, todas também gratuitas.

O projeto trará ao Estado a jornalista Patricia Gomes para ministrar aulas nesta fase final. Radicada em Londres (Inglaterra), ela é especialista em produção audiovisual profissional com smartphone. Seus documentários e reportagens receberam diversos prêmios no Brasil e no Exterior, incluindo o Emmy Internacional.

Sobre a CQV

Marca registrada da Farfalla Produção Cinematográfica, a CQV – “Com que vídeo eu vou?” é uma Consultoria Audiovisual Corporativa que surgiu da experiência de sua criadora junto ao mercado audiovisual profissional e comunicação corporativa.

Ao identificar as lacunas entre necessidades e resultados, Joana Tassinari criou uma metodologia para tornar a decisão de qual vídeo escolher mais assertiva e sustentável.

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Leilão na próxima semana tem 18 imóveis do governo gaúcho em Porto Alegre e outras cidades
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play