Domingo, 23 de novembro de 2025
Por Redação do Jornal O Sul | 23 de novembro de 2025
Estudo global “Consumer Outlook: Guide to 2026” indicou que 44% dos consumidores brasileiros adotam hábitos cautelosos ao fazer compras de casa. A pesquisa mostrou também que 34% dos entrevistados avaliam que a situação das compras domésticas está pior do que o observado em 2024.
Para os que enxergaram a piora nas compras domésticas, a principal causa foi o aumento do custo de vida (78%). A maior preocupação para os próximos seis meses é o aumento do preço dos alimentos (20%).
Apesar disso, quando questionados se acreditavam que estariam melhor no início de 2026 em comparação ao cenário atual, 65% dos entrevistados responderam “totalmente melhor”.
De acordo com o levantamento, a confiança das marcas que consomem está crescendo. O estudo mostrou que 76% dos respondentes consideram muito importante confiar na marca que comprou, enquanto apenas 24% consideram de alguma forma importante a confiança. Apenas 1% não se importam.
A pesquisa indicou que a construção de confiança dos consumidores nas marcas está atrelada à qualidade e consistência dos produtos para 66% dos entrevistados.
O Consumer Outlook: Guide to 2026 da NIQ (NielsenIQ) ouviu 19 mil consumidores em 27 países. A pesquisa foi realizada entre 10 de junho e 8 de julho de 2025.