Sexta-feira, 09 de janeiro de 2026
Por Redação do Jornal O Sul | 8 de janeiro de 2026
A FGF (Federação Gaúcha de Futebol) anunciou nesta quarta-feira (7) a mudança da data do clássico Gre-Nal válido pela quinta rodada do Campeonato Gaúcho de 2026. Inicialmente marcado para sábado, 24 de janeiro, às 18h30, no Beira-Rio, o confronto foi transferido para domingo, 25 de janeiro, às 20h.
A alteração foi solicitada pelo Grêmio, que alegou possível desgaste físico devido à viagem que antecede o clássico. O Tricolor enfrenta o Guarany de Bagé na quarta-feira (21), às 21h30min, a 378 km de Porto Alegre, e argumentou que o deslocamento poderia comprometer sua preparação para o Gre-Nal.
Reclamação do Inter
O Inter manifestou discordância com a decisão da FGF. Em nota oficial, o clube destacou que mudanças desse tipo impactam diretamente o planejamento esportivo, logístico e operacional. O Colorado citou como exemplo a tabela do ano anterior, quando também enfrentou o Guarany fora de casa em uma quarta-feira e voltou a campo no sábado contra o Juventude, sem alteração de datas.
Confira a nota
“O Sport Club Internacional manifesta discordância em relação à alteração de data e horário do clássico Gre-Nal. Cabe reforçar que mudanças desta natureza impactam diretamente o planejamento operacional, esportivo e logístico do Clube.
Ressaltamos que, no Campeonato Gaúcho anterior, após atuar fora de casa contra o Guarany, em Bagé, o Internacional teve sequência com jogo diante do Juventude, no Beira-Rio, em um sábado à tarde, o que reforça a necessidade de maior equilíbrio e diálogo na construção da tabela.
O Internacional reafirma sua disposição permanente para o diálogo institucional e espera que decisões relevantes como esta sejam conduzidas com transparência, respeito e comunicação entre todas as partes”.
O Inter ainda reforçou sua disposição para o diálogo institucional e pediu que decisões relevantes sejam conduzidas com transparência e respeito entre todas as partes envolvidas.
O Gre-Nal é considerado o ponto alto da fase classificatória do Gauchão e, mais uma vez, chega cercado de polêmicas extracampo. A mudança de data adiciona tensão ao clássico, que já carrega rivalidade histórica dentro e fora das quatro linhas.